O deputado Delegado Lucas (PP) recorreu ao plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), na última terça-feira (14), para pedir um olhar humano sobre a situação das famílias que vivem em áreas sem regularização fundiária. O parlamentar citou como exemplo a região de Minas Novas, em Buritis, onde existem cerca de 3,5 mil pessoas, sendo que 1.682 são filhos de produtores rurais.
Os dados foram levantados por uma associação local de agricultores, mas, segundo o deputado, o que chamou a atenção foi o número de crianças sem acesso à educação. Dos 1,6 mil filhos, apenas 305 frequentam regularmente a escola.
“O estado está preocupado em tirar essas pessoas que estão produzindo em uma área consolidada, sem se preocupar com o que fazer com essas famílias. Enquanto o foco não está sendo no ser humano, essas crianças estão deixando de ir à escola, de estudar e garantir o seu futuro. Temos que ter um olhar humano para a questão de Minas Novas e das áreas de Rondônia que precisam de uma regularização. Precisamos caminhar para enfrentar esses problemas sem criar outros maiores”, destacou.
Em seu discurso, Lucas pontuou a necessidade de um olhar humanizado por parte das autoridades para a regularização fundiária das propriedades localizadas em Minas Novas. O parlamentar acredita que a retirada das famílias dessa área, do dia para a noite, vai provocar impactos.
“Deixar todas essas famílias sem produzir o seu sustento, e sem poder contribuir para o estado de Rondônia, vai criar um problema maior, sem caminhar para uma solução. E a solução será, com certeza, chamando as partes para o diálogo, conversando e conscientizando da forma como devemos agir daqui para frente”, finalizou.
Texto: Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO