Um relatório emitido pelo setor de monitoramento da Secretaria Municipal de Fazenda, da Prefeitura de Presidente Médici/RO, aponta um recorde histórico na arrecadação. Os demonstrativos da planilha revelam que desde a emancipação do Município nunca se arrecadou tanto. O extrato mostra que o volume arrecadado saltou de aproximados R$ 400 mil para R$ 756.742,37.
Na avaliação da Administração de Médici, a vultuosa quantidade arrecadada é reflexo da credibilidade do poder público junto ao contribuinte. A prefeita Lurdinha do Sindicato atesta que os moradores de Médici se sentiram motivados a contribuir, pois vêm constatando a aplicação de recursos em diversas áreas e serviços públicos. Segundo a gestora, o vetor maior de arrecadação veio do IPTU.
O processo de crescimento com desenvolvimento humano é o ponto principal de incentivo para que o munícipe sinta vontade de ajudar. É como observa a prefeita, que também ressalta que o governo municipal procura aplicar com eficiência os recursos que são do povo. Lurdinha ressalta que fez investimentos no setor de arrecadação com fortalecimento nas políticas de fiscalização.
Além da fiscalização exímia, há a constatação pelo próprio mediciense da dinâmica dos gastos públicos em que o indivíduo acessa mais serviços. Neste sentido, nota-se, na cidade e zona rural do Município, obras e serviços com considerável porcentual do bolo de arrecadação própria. O montante disponível também será empregado na limpeza das ruas, compra de materiais para pavimentação e outros empreendimentos.
A secretária de fazenda, Rita Grangeiro, observa que a dedicação e sintonia de trabalho entre os funcionários da equipe de arrecadação são fatores primordiais nessa conquista. “Tivemos um recorde sobre todas as administrações anteriores porque o setor está estruturado e nossos servidores bem treinados e comprometidos. Além disso, a população está percebendo que sua contribuição está sendo bem aplicada”, disse.
Autor: Assessoria/Prefeitura