A atividade mais expressiva da exposição agropecuária de Colorado do Oeste é o Concurso Leiteiro, considerado por criadores e gestores públicos de organismos oficiais do setor produtivo como o mais importante de toda a Região Norte do país, colocando o Munícipio e a região do Cone Sul de Rondônia como referência nesta área.
E a edição deste ano só confirma essa tradicional, com animais de altíssimo nível e padrão produtivo excepcional. Para se ter ideia, a perspectiva é que a vaca adulta que ficará em primeiro lugar terá produção de cerca de 50 quilos/dia na ordenha final, que acontece logo mais. Já no concurso das novilhas a campeã já está definida, e sua produção de hoje via passar dos 30 quilos.
O concurso, que conta com premiação de 40 mil reais distribuídos entre os vencedores, prêmio este patrocinado pelo Sicoob Credisul, consistiu em três dias seguidos de ordenhas a partir da esgota feita no final da tarde da quarta-feira 14, com duas coletas de leite por dia, a primeira às 05 horas e a outra às 17 horas. Vence a vaca ou novilha que no acumulado ao longo dos três dias tiver melhor produção. Ao todo são animas na disputa, vinte vacas adultas e dez novilhas.
A cerimônia de premiação será entregue no domingo, no encerramento desta 35ª Expocol, na arena de rodeios, fazendo parte da programação de gala do evento.
O Concurso Leiteiro da Expocol foi organizado pela Associação dos Criadores de Colorado do Oeste (ASCCOL), com patrocínio do Sicoob Credisul, e apoio da Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, através da Secretaria Municipal de Agricultura; Secretaria de Estado da Agricultura, além da participação de estudantes do IFRO instalado na cidade.
Texto e Fotos – Assessoria da 35ª EXPOCOL