
Na zona rural de Vilhena encontrei há alguns dias essa família de pequenos produtores rurais que são verdadeiros guerreiros e me receberam com entusiasmo. Eles moram há quase 15 anos em uma casa feita com cerca de 5 mil tijolos feitos de barro, que foi amassado com o pé! A casa é surpreendentemente fresca por dentro e está firme e forte, tendo representando baixíssimo custo para ser feita. Dá uma olhada nas fotos!
Estava acompanhando os trabalhos feitos pela Secretaria Municipal de Obras, junto do secretário Marcelo “Boca”, e do Ivanilcio Macedo, e encontrei o casal animado Miriam e Pedro, que moram na Linha 115, região da Chafariz.

A casa foi construída há mais de 13 anos pelo pai de Miriam, seu Pedro Ferreira da Silva (já falecido) que teve ajuda do filho Josué Ferreira da Silva e seu neto Melquisedeque Ferreira da Silva. Seu Pedro era casado com Elnice Ferreira de Lima e tinham 7 filhos, entre eles a Miriam que é casada hoje com o também Pedro Feitosa do Nascimento.
Eles escolheram um tijolo artesanal, fabricado manualmente e composto somente por terra, água e muita coragem nesse molde que estamos segurando na foto e guardado como recordação saudosa.

Curiosamente a mistura foi amassada toda com os pés, produzindo cerca de 5 mil adobes, nome desse tipo de tijolo que é fabricado pela humanidade há pelo menos 15 mil anos.

Carinhosamente eles doaram para nós e agora vamos restaurar esse molde para deixar à mostra para a população através da Fundação Cultural de Vilhena ou do Museu Casa de Rondon, já que muitas outras casas antigas aqui no município também foram construídas assim.

Já tinha visto uma casa assim? O que achou?



