A revista será distribuída gratuitamente no mês de março em Pimenteiras do Oeste.
Com objetivo de contribuir para valorizar a cultura da comunidade de remanescentes quilombolas de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste, está sendo produzida em Rondônia a “Revista Memórias e Histórias da Comunidade Quilombola de Pimenteiras”.
O projeto da revista é coordenado pela remanescente quilombola Izabel Mendes de Souza, que destaca que a produção da revista é muito importante para retratar a cultura do município que foi fundado por remanescentes quilombolas de Vila Bela da Santíssima Trindade.
“O projeto vai contribuir para valorizar a cultura afro-brasileira presente no município, observando e registrando as riquezas culturais a partir da perspectiva dos moradores da comunidade. Ao realizar a revista pretendemos que os leitores conheçam os costumes e a riqueza cultural desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades”, ressaltou a coordenadora do projeto.
Izabel Mendes ressalta que a Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas do município de Pimenteiras do Oeste, conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombos, desde 2015.
O projeto da revista foi contemplado no Edital Nº 37/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição, Povos Tradicionais Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Indígenas e Quilombolas, no Eixo III – Publicações: de Livros ou Revistas Culturais – Categorias – C, D ,E , com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
Izabel Mendes informou que a revista conta com reportagens e notícias sobre a cultura, memória e histórias dos remanescentes quilombolas que vivem em Pimenteiras do Oeste em Rondônia.
De acordo com Izabel Mendes, no projeto da revista será trabalhado a valorização do saber e da história local incentivando através da publicação a preservação e difusão dos patrimônios material e imaterial, reconhecidos pelos moradores que construíram e constroem cotidianamente a história. Além disso, a produção da revista vai incentivar a leitura através da distribuição gratuita da revista para a população.
“A emoção em produzir essa revista é grande. É a realização de um sonho antigo da nossa comunidade de registrar, preservar e valorizar a nossa cultura”, disse Izabel Mendes, que informou que a publicação será distribuída gratuitamente no mês de março em bibliotecas, centros culturais e escolas públicas de Pimenteiras do Oeste e para a população em geral.
Texto: Assessoria
Fotos: Washington Kuipers