Na tarde desta terça-feira à noite aconteceu uma reunião no auditório do Teatro Municipal da qual participaram o prefeito Adailton Fúria, o vice-prefeito Cássio Góis, o senador Marcos Rogério, deputado Cirone Deiró, vereadores, entidades que representam os cafeicultores, e outras personalidades do Município.
A principal pauta dessa reunião foram as notificações que os cafeicultores receberam do Ministério Público do Trabalho, recentemente, e que os deixou bastante preocupados com a situação.
Presente à reunião, como anfitrião, o prefeito Adailton Fúria falou a respeito desse diálogo importante e enalteceu a atuação do senador Marcos Rogério que chegou a colocar o Ministro do Trabalho em sintonia com os produtores rurais, em uma chamada ao vivo, o qual se comprometeu a ajudar a categoria a ganhar um prazo e poder prosseguir com a colheita normalmente, como sempre fez ao longo dos anos.
Adailton Fúria afirmou que a lei sobre a qual os fiscais do trabalho se basearam foi criada há várias décadas e que, se aplicada, acaba por trazer prejuízos aos cafeicultores, que sempre colheram sua produção pagando os coletores por produtividade.
O senador Marcos Rogério, acompanhado do prefeito, parabenizou o trabalho do chefe do Poder Executivo e do vice-prefeito, por estarem participando dessas reuniões em busca de melhores condições para os cafeicultores.
Marcos Rogério disse que colocou o Ministro do Trabalho a par dessa situação dos agricultores, que vivem momento de intranquilidade e estão perdendo o sono em razão da aplicação dessa lei, que é de 1973, e que nunca foi aplicada na região. Segundo ele, os cafeicultores vivem outra realidade e tradição, que é o pagamento por produtividade, mas agora, com a junção dos esforços conjuntos das autoridades, entidades de classe e da comunidade, será possível encontrar uma solução para as demandas dos produtores rurais.