A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a “Operação Bariátrica” visando o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Porto Velho.
A investigação tenta desarticular uma Organização Criminosa, especializada na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas. A organização tem como base logística a cidade de Guajará-Mirim.
O trabalho de investigação teve início em agosto de 2021, em razão de denúncia anônima. Preliminarmente, verificou-se a verossimilhança das informações. Em outubro daquele ano, constatou-se a movimentação de aproximadamente R$ 17 milhões, no período de um ano, pelos integrantes da organização.
A PF averiguou ainda que o grupo se valia, principalmente, de empresas de fachadas nos estados de Rondônia e Acre para lavar capitais. Foi possível identificar pessoas envolvidas na lavagem de dinheiro nas cidades Guajará-Mirim Porto Velho e Buritis.
Os indiciados poderão responder, na medida de sua participação, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 35 (trinta e cinco) anos de prisão em regime fechado.
(rondoniagora)