Durante uso da tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (04), o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) detalhou como foi sua viagem até Brasília e as visitas feitas a diversos órgãos para melhorar a infraestrutura de Rondônia, especialmente no Vale do Jamari.
Ele disse que acompanhou com preocupação a “Marcha dos Prefeitos” até a capital federal, onde há diversas críticas quanto às prévias do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Estivemos em Brasília, acompanhando o encontro dos prefeitos e vimos como estão as demandas dos municípios, especialmente a questão do censo. A gente vê outras cidades do país com a mesma reclamação: está faltando uma coerência entre dados e números que o IBGE está apresentando. Isso é muito preocupante. Os municípios de todos os estados vão pedir uma prorrogação para não impactar no Fundo de Participação dos Municípios deles”, explicou ele.
Ele também destacou a inauguração do Hospital de Reabilitação Dream da Amazônia, que aconteceu na última segunda-feira (03), em Porto Velho, e que vai funcionar em conjunto com o Hospital de Amor.
“Quero aproveitar para parabenizar a deputada federal Silvia Cristina (PL), que destinou R$ 32 milhões para a construção do hospital de reabilitação, que vai funcionar ali ao lado do Hospital de Amor. Vai atender muitas pessoas e essa unidade vai solucionar muitas demandas do estado”.
Pedro Fernandes também explicou o apoio dado pelo deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) para um estudo de viabilidade do uso do trecho de rios entre Machadinho d’Oeste e Porto Velho.
“Agradecer também o deputado Lúcio Mosquini (MDB), que destinou 3 milhões de reais para realização de um estudo de viabilidade aquaviária entre o 02 de novembro, em Machadinho do Oeste, e o distrito de Calama, aqui na região de Porto Velho, para portos privados, com a construção de silos. Será um novo momento para a infraestrutura do estado”, afirmou.
Ele completou a exposição de benefícios: “Essa construção vai beneficiar todos os municípios do Vale do Jamari e Porto Velho. Além disso, deve tirar mais de 3 mil carretas e caminhões da BR-364. Era um pedido antigo de todos os produtores rurais que vai ajudar a desenvolver a agricultura, pecuária e agronegócio em geral do nosso estado”.
E comentou: “Os investimentos serão privados e as empresas que estiverem interessadas possam construir portos em nossa região. Os portos de Porto Velho estão lotados e isso vai melhorar na nossa região e trazendo mais investimentos”.
O parlamentar comemorou o estágio avançado das melhorias futuras para o aeroporto de Ariquemes nos próximos meses.
“Estivemos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tratando sobre o aeroporto de Ariquemes. As empresas já tem interesse, como a Azul em fazer esse trabalho na região. O projeto já está bem adiantado e vai viabilizar a Infraero para fazer esse projeto. A previsão para a entrega dele é no segundo semestre. Aí vai ser uma outra luta para a gente trazer recursos para investimento, na ordem de R$ 54 milhões. Então eu e os deputados da região como Alex Redano (Republicanos), Delegado Camargo (Republicanos), Delegado Lucas Torres (PP) estamos empenhados em dar melhor infraestrutura para a região”.
Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO