Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde da última terça-feira (11), o deputado estadual Jean Oliveira (MDB) teceu críticas aos problemas relacionados à saúde rondoniense e cobrou soluções do governador Marcos Rocha (União Brasil).
Jean Oliveira destacou que a Assembleia Legislativa e os deputados estaduais são cobrados diuturnamente pela população, a qual tem cobrado medidas enérgicas para buscar uma solução para as ações na área da Saúde. “Não estamos no centésimo primeiro dia do governo Marcos Rocha. O nosso governador já está com 1561 dias de gestão e, portanto, não tem mais como dizer que está conhecendo os problemas da saúde do Estado para engendrar uma solução”, afirmou Jean Oliveira.
O deputado estadual lembrou que, em 2022, ele foi aos bairros, municípios e aos quatro cantos do estado de Rondônia pedindo voto para reeleição do governador Marcos Rocha. “À época, os problemas na saúde existiam, mas tínhamos um secretário de Saúde que sabia bem como utilizar os meios de comunicação para levar a população a ideia de que havia um planejamento para solução, mas que até o momento não foi apresentada”, citou.
Jean Oliveira elogiou a nomeação do secretário Jefferson Rocha para a Saúde. “O governador Marcos Rocha escolheu na sua nova gestão para ser o novo secretário de Saúde, uma pessoa de sua confiança, um coronel da polícia militar, técnico, muito bem treinado, capacitado, inteligente, e que não tem preguiça de trabalhar e de aprender a sua nova função. Eu fiquei muito feliz com sua nomeação, uma pessoa a respeito de pronto atendimento e nenhum dos nobres deputados pode negar isso”, acrescentou.
Até o momento, são 101 dias de um novo governo que não tem demonstrado se a saúde irá mudar. “É burrice fazer as mesmas coisas esperando um resultado diferente. Então, na administração, a gente tem que mudar as pessoas e aí vai aqui uma orientação ao senhor. Veja, o que está acontecendo nas unidades de saúde, tem diretor de hospital colocando familiares para serem parte da organização do hospital. E que moral que o diretor tem de cobrar de sua esposa, de seu ente querido, de seu familiar, se ele não der a resposta. E muitas vezes as pessoas questionam o diretor que se zanga e se enraivece”, pontuou.
Ao final, Jean Mendonça fez questão de frisar que o governador está com 1561 dias de gestão à frente do estado. “O coronel Jefferson tem boa vontade, mas só boa vontade não vai resolver o problema nós precisamos trazer novas pessoas para o staff e mudar até dar certo. A administração pública está acima de qualquer pessoa, e não é culpa do atual secretário que está lá apenas há cem dias”, encerrou.
Texto: Muryllo Ferri Bastos I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO