Nesta semana, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae RO) inicia, em Vilhena e Ji-Paraná, um programa que busca transformar os territórios através do Mapeamento dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), uma metodologia do Sebrae que tem como finalidade identificar a maturidade do Ecossistema, entender quais atores, dentre empresas Poder Público, Instituições de Ensino e Pesquisa, ambientes de inovação e Sociedade Civil Organizada, estão envolvidos na comunidade, definir os setores econômicos prioritários da região e criar um Plano de Ação com foco em desenvolver um ecossistema propício para a inovação.
Em Vilhena, a reunião inicial do mapeamento do Ecossistema está marcada para a próxima quarta-feira (19), às 09 horas, na sede da Regional do Sebrae de Vilhena. Já em Ji-Paraná, o Sebrae/RO inicia os trabalhos na próxima quinta-feira (20), às 09 horas, também na sede da Regional do Sebrae/RO no município.
A consolidação desse movimento se dará por meio de políticas e ações estratégicas voltadas para o fortalecimento de ambientes que promovam articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico. A expectativa é que ao concretizar as ações definidas, o ecossistema esteja integrado aos seus atores e resulte na criação de um ambiente favorável à criação de oportunidades de negócio e fomento ao empreendedorismo inovador.
“O início dos trabalhos devem reunir, tanto em Vilhena como em Ji-Paraná, representantes de empresas, órgãos governamentais, universidades, instituições científicas, tecnológicas e de inovação. Isso porque trata-se de um movimento que objetiva alavancar e fortalecer o processo de desenvolvimento do empreendedorismo inovador no município”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO, Darci Agostinho Cerutti, presença confirmada em ambos os eventos.
Junto ao presidente do Sebrae/RO, participam também dessa primeira agenda do mapeamento do ELI em Vilhena e Ji-Paraná, o Presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), Paulo Haddad, o Diretor Técnico do Sebrae, Alessandro Macedo, e os Analistas Técnicos Caroline Garcia e Rangel Miranda.
“A primeira ação a ser realizada é uma apresentação do projeto para os atores do ecossistema e na sequência iniciamos a agenda dos workshops, para a elaboração do plano, com a participação direta de todos os atores que compõem o ecossistema”, completa Darci Cerutti.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou lingando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Da Assessoria