spot_img
InícioEducaçãoAbertura dos XI Jogos Internos movimenta alunos e professores do Campus Calama

Abertura dos XI Jogos Internos movimenta alunos e professores do Campus Calama

Abertura dos XI Jogos Internos movimenta alunos e professores do Campus Calama

A abertura dos XI Jogos Internos (JICs) do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) movimentou alunos e professores na noite de quinta-feira, 20, quando, na oportunidade, foi feita homenagem aos povos indígenas de Rondônia. O juramento conduzido pela aluna-atleta Isabela Letícia Carvalho da Silva junto aos demais alunos marcou a abertura da cerimônia dos jogos e a entrada das equipes participantes.

A mesa da cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, da professora Iranira Geminiano de Melo, que representou no ato os demais professores de Educação Física do Campus e a presidente do Grêmio Estudantil Lutz, Esther Nunes Alves. Na oportunidade foi feita uma homenagem póstuma à aluna Emanuelly Teixeira Pereira, que faleceu na última semana. Os alunos desfilaram com o uniforme que a atleta utilizaria nos jogos.

Na sequência, desfilaram as vinte e quatro equipes dos quatro cursos de nível médio do Calama: Edificações, Eletrotécnica, Química e Informática, todos uniformizados e com suas bandeiras representativas. Posteriormente, as alunas Ana Beatriz Pimenta Coelho, Flávia Machado de Oliveira Pereira e Jéssica Gabriela Ribeiro Gima, conduziram respectivamente, as bandeiras do Brasil, do estado de Rondônia e do município de Porto Velho, além do aluno Pedro Henrique, que conduziu a bandeira do IFRO.

Participando da cerimônia, Elivar Karitiana agradeceu aos professores pela homenagem aos povos indígenas, momento em que ressaltou a importância da luta pelos direitos dessas comunidades que habitam no estado. A professora Iranira Geminiano de Melo também ressaltou a importância que a realização dos Jogos Internos tem para o congraçamento dos alunos, para que desenvolvam uma competição saudável, com respeito às regras e a superação de desafios e obstáculos.

O acendimento da pira foi feito pelos alunos Cleociléia Nascimento da Silva, Pedro Henrique Lopes Tomás, Aurélio Tenharim Filho e Bianca Cristina Parintintin Chaves. Todos eles são descendentes indígenas e foram escolhidos para conduzir a tocha olímpica homenageando suas famílias.

Segundo a presidente do Grêmio Estudantil Lutz, Esther Nunes Alves, “todos os anos os jogos são aguardados ansiosamente, já que eles são uma ótima oportunidade para descontrair da rotina exaustiva das atividades letivas, além de poder conhecer e fazer amizade com pessoas de outros cursos, cultivando o espírito competitivo de forma saudável”, destaca a estudante.

Ao agradecer o empenho de todas as pessoas que se envolveram para a realização do evento, o Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio disse estar orgulhoso pelo desempenho da comissão organizadora que todos os anos se esmera para que os alunos tenham a melhor performance e rendimento nos Jogos Internos do Calama, quando declarou aberto o certame, que prosseguirá até o dia 28 de abril.

O aluno Ítalo Maciel, do 3º ano de Informática, disse estar feliz por ter dado tudo certo. Segundo ele, esse foi o melhor JICs da sua vida. “Como um dos organizadores do desfile de informática, fiquei muito alegre e satisfeito. Foram semanas trabalhando na organização e um dia na ornamentação! E estou feliz, pois deu tudo certo”, disse, mas lamentou pois será o último ano que participa porque conclui o ensino médio. “Ter os jogos internos é gratificante demais, como também a participação em massa dos alunos e a empolgação que eles têm hoje por participar desses jogos. Logicamente os segundos e terceiros anos, eles tendem a participar mais porque eles já vivenciaram no primeiro ano. Guardarei memórias incríveis e, assim, fazendo memória na vida dos calouros que ingressaram este ano na instituição e findam ficando meio tímidos”, revela. Segundo Ítalo, o IFRO tem um potencial incrível de promoção do esporte, pois conta com uma equipe de ótimos professores e alunos.

Da Assessoria de Imprensa

 

Veja também