Porto Velho, RO – O deputado estadual Rodrigo Camargo, do Republicanos, usou a Tribuna na Assembleia Legislativa (ALE/RO) para lançar uma série de acusações contra o ex-governador Confúcio Moura, do MDB, hoje senador da República.
Além do debate sobre a criação das 11 reservas ambientais, investigadas por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no seio do Legislativo, Camargo aproveitou para criticar a gestão de Moura frente ao Palácio Rio Madeira.
Na visão do parlamentar, a administração do emedebista foi responsável por “destruir” os setores da Saúde, Segurança Pública, Cultura e até o agronegócio.
A respeito das reservas, criadas por meio de decretos, o membro do Legislativo estadual pontuou:
“Mas como um bom mentiroso ele [Confúcio Moura] fez reunião com as associações em todos o Estado falando das reservas já antropizadas dizendo que defenderia quem estava nas terras, afinal de contas foram chamadas pessoa das décadas de 70, 80, e essa era a conversa. Mas quando governador, que poderia ajudar vocês, fez tudo ao contrário. Tudo ao contrário. Prejudicando famílias inteiras que estão há mais de 20 anos vivendo na terra e segundo ele… para dar destinação. Mentiroso! Traidor! Estamos aqui para resolver o problema de um decreto criminoso que você, Confúcio Moura, criou. Agora a “batata quente” tá aqui”, anotou no trecho mais sintomático.
”Do que nos trouxe até aqui, até esse momento. É preciso ter coragem para dizer o que vou pronunciar a partir de agora. O que nos trouxe até aqui é um desgoverno do Confúcio Moura, atual senador. Que bom que ele não me representa. Não votei nele nem nunca votarei. Confúcio Moura enquanto governador é um dois piores que já ouvi falar”, pontuou Rodrigo Camargo.
O deputado prosseguiu:
Não concluiu o Hospital Regional de Ariquemes, deixou escombros. Destruiu a Saúde do Estado. Não construiu o teatro da minha região de Ariquemes, e isto é apenas um ponto, destruindo a cultura. Não valorizou a Segurança Pública e olha os índices de criminalidade que nós herdamos. Destruiu também a Segurança do nosso Estado. E pra terminar acabou destruindo agronegócio do pequeno, do médio e do grande produtor rural com a criação dessas reservas”, indicou.
E foi além:
“[…] ao fechar o governo dele ele fez o que a esquerda sabe de melhor fazer: trair todo mundo. Mentiroso e traidor. Mentiroso e traidor. Tava com o Lula lá agora na China, amiguinho. CPX, base do governo de esquerda que quer destruir por completo a nossa Nação. Mas como um bom mentiroso ele fez reunião com as associações em todos o Estado falando das reservas já antropizadas dizendo que defenderia quem estava nas terras, afinal de contas foram chamadas pessoa das décadas de 70, 80, e essa era a conversa.
Mas quando governador, que poderia ajudar vocês, fez tudo ao contrário. Tudo ao contrário. Prejudicando famílias inteiras que estão há mais de 20 anos vivendo na terra e segundo ele… para dar destinação. Mentiroso! Traidor! Estamos aqui para resolver o problema de um decreto criminoso que você, Confúcio Moura, criou. Agora a “batata quente” tá aqui. Como vamos resolver? E a minha preocupação como delegado de Polícia são os efeitos jurídicos de eventual legislação que pode vir. Porque competência para a CPI eu sei que os colegas têm. Quem é do ramo jurídico aqui, e eu peço licença pra quem não for, existe um princípio chamado Princípio da Proibição de Retrocesso na proteção ambiental.
Uma vez que você estabeleceu uma área proteção ambiental você não pode regredir. Isso é um princípio já consolidado pela Suprema Corte deste país. Olha o dano que você causou! Essas pessoas estão aqui e sabe o que você merece? Uma salva de vaias! É isso que você merece. Eu não faço parte como membro da CPI, senhores. Mas no que depender de mim como deputado estadual, como homem de trincheira e combativo que sei que sou, ah, vocês podem contar comigo. Não retrocedam. Não se acovardem”, exclamou:
“A nossa Nação corre um sério perigo por parte dos partidos de esquerda. E pior ainda: os travestidos! Ah, aquele que tu [sic] olha e ele é verdinho por fora, mas por dentro ele é totalmente vermelhinho. É um melancia! Senhores, o desafio está posto. Vamos corrigir um grande erro do passado do desgoverno do Confúcio Moura. Muito obrigado”, concluiu.
O presidente da CPI, Alex Redano, do Republicanos, concedeu aparte para Camargo complementar:
“Eu gostaria apenas de prestar um esclarecimento e retificar uma colocação que eu fiz ali na Tribuna. Porque a esquerda é especialista em fazer recortes e criar fake news. Então vou deixar algo muito claro aqui porque agora pensando tenho certeza que “eles” vão tentar fazer um recorte da minha fala e distorcer aquilo que eu disse. Eu falei para os senhores agora há pouco sobre o Princípio da Proibição de Retrocesso da questão ambiental. E fiz questão de dizer isso para demonstrar para os senhores que a conduta do senador Confúcio Moura foi dolosa, com intenção em prejudica-los. Porque ele sabe da dificuldade que nós teremos para agora desfazer essa lambança. Quero deixa isso muito claro: ele buscou gatilhos jurídicos para impedir a correção do que nós vamos buscar fazer aqui. Mas eu tenho certeza que Deus nos dará sabedoria e inteligência para usar em prol do povo e das pessoas que produzem em nosso estado. Vamos em frente. Obrigado, presidente”, complementou.