spot_img
InícioPolíticaDeputado Delegado Camargo propõe adoção de protocolo de segurança junto com policiais...

Deputado Delegado Camargo propõe adoção de protocolo de segurança junto com policiais nas escolas

Deputado Delegado Camargo propõe adoção de protocolo de segurança junto com policiais nas escolas

Além do policial armado nas escolas, deputado propõe implementação de ações para alunos e professores fugirem de perigos.
Deputado Delegado Camargo propõe adoção de protocolo de segurança junto com policiais nas escolas

Ao participar de audiência pública para tratar sobre a segurança nas escolas públicas de Rondônia, realizada na manhã desta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) apresentou aos participantes do evento uma cartilha de ações de seu mandato voltadas para a segurança pública, em especial o que diz relação à segurança nas escolas.

Autor do projeto de lei que instituiu o guardião escolar, que garante a presença de um policial armado (civil, militar ou penal) dentro das instituições estaduais de ensino, que já foi aprovado na Assembleia e espera a sanção e implementação do governo do estado, Camargo apresentou um compilado de ações de segurança que acontecem no Brasil e nos Estados Unidos que podem ser transformadas em protocolo de prevenção de tragédias nas escolas.

De acordo com o deputado, as discussões do assunto em audiências públicas, reuniões e encontros são muito importantes, mas são necessárias atitudes práticas, treinamento de servidores das escolas e alunos, para que tenham um protocolo de segurança já ensaiado, com medidas que não só bloqueiem o acesso dos criminosos nas escolas, mas que evitem que cheguem às salas de aula. Relatando visita que fez à escola de Realengo, no Rio de Janeiro, que teve um ataque em 2011, em que 12 crianças foram mortas e outros 23 ficaram feridos, o deputado repassou as ações que a escola adota a partir de então, que dificultam qualquer tipo de ação criminal dentro da escola.

Para o deputado, é urgente que o governo do estado sancione e implemente o Programa Escola Segura e Cidadã (PESC) e que se discuta urgente a adoção de protocolos com ações efetivas de combate à criminalidade na escola. “Fizemos essa cartilha e estamos dispostos a ajudar em tudo o que for necessário. Fomos atrás das informações, reunimos ações locais, nacionais e internacionais, temos disponibilidade de efetivação, resta apenas vontade pública. Se o governador, os secretários de educação e segurança pública quiserem, podemos agilizar esse protocolo com treinamentos para evitar tragédias envolvendo alunos e servidores em todas as escolas de Rondônia.

Ao encerrar o discurso, o Camargo agradeceu aos deputados Alex Redano (Republicanos), Lucas Torres (PP) e Pedro Fernandes pelo convite para participar do evento, agradeceu a presença de todas as autoridades e comunidades em geral, em especial aos vereadores Rafael Fera e Rafaela do Batista, que vieram de Ariquemes para prestigiar o evento.

Texto: Jocenir Sérgio Santanna / Assessoria parlamentar
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

Veja também