O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto na última quinta-feira (4) programando o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Aposentados, pensionistas e demais beneficiários têm acesso ao dinheiro em Maio e Junho.
O depósito é feito em duas parcelas, cada uma delas equivalente a 50% do total do benefício. As gratificações são pagas aos titulares de aposentadorias, pensões por morte, auxílio-reclusão, benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença e acidente) e benefícios indenizatórios trabalhistas.
Tradicionalmente, o 13º INSS será liberado ainda este ano. Mas, desde o início da pandemia, o ex-presidente Jair Bolsonaro pagou mesadas mais cedo para injetar dinheiro na economia prejudicada pela crise sanitária.
Ao todo, cerca de 30 milhões de segurados podem sacar um total de R$ 62,6 bilhões.
Calendário de pagamento
As fichas são liberadas na ordem final do número do NIS aprovado, junto com os benefícios previdenciários em maio e junho. Além disso, os cidadãos são divididos entre os que ganham um salário mínimo e os que recebem um valor maior. Por favor, consulte a data de pagamento.
Para quem recebe salário mínimo
Para quem recebe mais de um salário mínimo
Aumento do valor
O Governo Federal elevou o salário mínimo para 1.320 reais em 1º de Maio, cumprindo promessa de campanha do presidente Lula. Essa mudança afeta os benefícios previdenciários que a acompanham, que também aumentam.
Os valores acima do salário mínimo são corrigidos anualmente com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Dessa forma, o reajuste não atinge esses pagamentos.