O deputado Delegado Lucas (PP) apresentou ao poder executivo, nesta terça-feira (9), uma indicação para aquisição de motocicletas à Polícia Militar de Rondônia (PM-RO). Segundo justificou o parlamentar, o uso de “moto-viatura” vai facilitar abordagens e garantir maior agilidade no atendimento de algumas ocorrências, além de fortalecer o policiamento ostensivo motorizado.
Lucas ainda ressalta que motos podem permitir um deslocamento mais rápido dos policiais militares, principalmente em áreas urbanas ou em locais onde a viatura convencional não entra. “Em suma, o policiamento sobre duas rodas permite que a resposta da ocorrência seja mais rápida, além desses veículos serem mais econômicos tanto em combustível quanto na manutenção, se compararmos os mesmos custos com um carro”, ressalta.
A indicação parlamentar foi enviada para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), órgão administrativo responsável pela PM.
“Acreditamos que a aquisição de motos para a PM também vai contribuir para manutenção e restauração da ordem pública, coibindo a criminalidade, e atendendo aos anseios da nossa população”, diz.
A PM-RO, criada em fevereiro de 1944, é responsável pelo patrulhamento ostensivo e preventivo nos 52 municípios do estado. Sua estrutura é composta por policiamento urbano e rural, policiamento ambiental, de fronteira, serviço de inteligência e a companhia de operações especiais.
Texto: Jônatas Luiz / Assessoria parlamentar
Foto: Sejusp-MS/Reprodução