O primeiro quadrimestre de 2023 foi considerado positivo para Rondônia, com relação ao cenário da covid-19. O estado teve uma redução de mais 90% no número de óbito e mais de 85% em número de casos. Os dados foram repassados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
No primeiro quadrimestre de 2022, foram positivados para o coronavírus 98.203 pessoas. Além disso, 429 óbitos foram confirmados pela Agevisa.
Já neste ano, de janeiro até abril, Rondônia registrou 13.109 casos de covid-19, uma redução de 86,7%, comparando esses dados com os mesmos do ano passado. O estado também confirmou 43 mortes pela doença, dado que foi reduzido em 90% no comparativo anual.
Segundo a Agevisa, ainda em 2022, os casos saltaram logo no início do ano e mantiveram o aumento até o dia 15 de fevereiro, mas “a partir daí registrou-se a diminuição dos casos confirmados”.
Vacinação
Ainda de acordo com a agência, essa linha decrescente no número de casos tem grande influência da vacina. Desde o dia 19 de janeiro de 2020, quando Rondônia teve a primeira pessoa vacinada, que a redução nos casos é sentida.
Atualmente, 1,1 milhão de pessoas foram imunizadas com, pelo menos, o esquema básico que é composto por duas doses. Esse número representa 64,76% da população vacinável que é de 1,8 milhão em todo o estado.
Mesmo com os indicadores de redução dos casos de covid-19, Rondônia ainda não atingiu a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Para chegar a este número, o estado precisa imunizar pelo menos 1.629,728.
Para a Agevisa, esse número de pessoas que ainda não se vacinou tem relação com o negacionismo e também as fake news com relação à vacinação.
RONDONIAGORA