spot_img
InícioPolíticaComitê Gestor discute PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute PPA com setores da Assembleia Legislativa

Plano define diretrizes, objetivos e metas da administração pública.
Comitê Gestor discute PPA com setores da Assembleia Legislativa

O Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma reunião na sexta-feira (12), com representantes de vários setores internos. O tema do encontro foi a elaboração do PPA, que norteará os orçamentos dos próximos quatro anos da Casa de Leis.

De acordo com a Constituição Federal, o PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo estadual. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, para um período de quatro anos.

A elaboração do PPA é coordenada pela equipe de planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com as unidades orçamentárias dos poderes constituídos do estado: Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Dessa forma, cada órgão elabora o seu PPA e depois envia para o governo, quando todos os planos são consolidados e torna-se uma única peça orçamentária. Diante disso, cada entidade faz o seu planejamento para construir o documento.

Na reunião, a Secretaria de Planejamento e Orçamento da Alero apresentou as diretrizes estratégicas que estão sendo sugeridas para embasar a elaboração do PPA, entre elas, o aperfeiçoamento e ampliação de ações dirigidas para o fortalecimento institucional, a permanente capacitação de servidores e o fortalecimento da Escola do Legislativo.

No encontro, os setores foram orientados de que forma enviarão as necessidades e as demandas para a Secretaria de Planejamento e Orçamento, que finalizará o documento. Depois disso, o PPA da Alero ainda deve ser discutido pelo comitê e pelos deputados.

O governo consolida as informações dos planos enviados pelas unidades orçamentárias, elabora um projeto e o envia para Alero, até o dia 30 de agosto. Após, a Assembleia analisa, aprova e encaminha para sanção do Poder Executivo, até o dia 15 de outubro.

Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Veja também