O acordo, formalizado na última terça-feira, 20, foi proposto pela Promotora de Justiça Maira de Castro Coura Campanha.
Conforme o documento, o desfile ocorrerá no dia 30 de julho, das 8h às 11h30, ao longo da Avenida 25 de agosto, no bairro Cidade Alta, com término previsto para o Parque de Exposições Coronel Jorge Teixeira de Oliveira (ROD. 10, KM 3,5).
No trajeto, será assegurado o acesso dos cidadãos a residências, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias, sem prejuízo na fluidez do trânsito.
Caberá ao Município e a Associação Rural de Rolim de Moura (ASROLIM) informar a população de que, no momento da passagem da cavalgada, o trânsito será temporariamente interrompido.
O acordo autoriza a participação de apenas um trio elétrico no desfile, pertencente à ASROLIM, o qual deverá ser adequado às normas legais e previamente vistoriado pelo Corpo de Bombeiros. Não será permitida a presença de pessoas sentadas em janelas de veículos ou em carrocerias, havendo, neste último item, exceção justamente para o carro de apoio da Associação Rural.
Fica proibido o uso de piscina, caixa d’água de qualquer tipo; vasilhames de vidro, como garrafas e copos; veículos com vazamento de combustível; churrasqueiras, além de qualquer outro equipamento que irradie calor.
Está vedada ainda a participação de tratores, motos, maquinários agrícolas e queima de fogos.
INFÂNCIA – O Termo de Ajuste também proíbe a presença de menor desacompanhado de responsáveis próximos a ele. Com relação a esse público, também será vedada a venda e/ou entrega de bebidas alcoólicas. O Conselho Tutelar deverá estar presente durante todo o evento, fiscalizando e garantindo a proteção de crianças e adolescentes.
MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS – Não será permitido o uso de esporas cortantes e chicotes para incitar a cavalgadura; igualmente, fica impedida a ocupação de mais de uma pessoa por montaria e qualquer conduta de maus-tratos, devendo a Associação fornecer água aos animais na chegada ao Parque.
PATRIMÔNIO PÚBLICO – Somente será permitida a concentração de pessoas, nos canteiros da Avenida 25 de agosto, até 17h. Após esse horário, a Polícia Militar deverá tomar as providências necessárias e adequadas à dispersão e desligamento de som.
Assinam o TAC, o Município de Rolim de Moura; Associação Rural de Rolim de Moura; Polícias Civil e Militar do Estado de Rondônia; Corpo de Bombeiros; Conselho Tutelar, Companhia de Trânsito; Idaron; Cooperativa de Reciclagem; Saneron e proprietários de postos de gasolina.
Por Assessoria MP