spot_img
InícioPolíticaDeputados aprovam, em comissão, mudança no uso de tratamento de Pessoas com...

Deputados aprovam, em comissão, mudança no uso de tratamento de Pessoas com Deficiência

Deputados aprovam, em comissão, mudança no uso de tratamento de Pessoas com Deficiência

Projeto propõe utilização de Pessoa com Deficiência no comércio e similares.
Deputados aprovam, em comissão, mudança no uso de tratamento de Pessoas com Deficiência

Foi aprovado na Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia projeto da deputada Ieda Chaves (União Brasil), para que empresas não tratem de forma desumana Pessoas com Deficiência (PcD). O projeto, aprovado para deliberação em plenário, determina uma série de exigências de proteção às pessoas vulneráveis, inclusive a mudança da sigla para PcD.

Enquadradas na proposta da deputada Ieda Chaves estão crianças, adolescentes, a mulher e o idoso com deficiência, e determina que as empresas e estabelecimentos privados de natureza comercial, industrial ou de prestação de serviço incorporem a nomenclatura Pessoa com Deficiência (PcD) em substituição ao termo Pessoa Portadora de Deficiências (PPD), ou Pessoa de Necessidades Especiais (PNE).

O projeto da deputada Ieda Chaves não fere a “competência do Poder Executivo” e não “gera qualquer impacto financeiro e orçamentário” aos cofres públicos. A proposta, segundo a parlamentar, tem o intuito de determinar que empresas incorporem a nomenclatura PcD e não PPD ou PNE.

Uma das finalidades do projeto é no sentido de as pessoas parar de falar ou escrever a palavra “portadora” (como substantivo ou adjetivo). A palavra “portadora” são termos incorretos, de acordo com as justificativas da deputada, que precisam ser evitados, porque não traduz a realidade de quem tem deficiência. O projeto foi aprovado na comissão e foi encaminhado para discussão e votação em plenário.

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO
Fotos: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

Veja também