O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reuniu, nesta quinta-feira (13), na superintendência do Incra/RO, em Porto Velho (RO), órgãos governamentais e parceiros atuantes na agricultura familiar, para traçar estratégias voltadas ao incremento da produção do pequeno agricultor.
Junto ao MDA e Incra, estiveram presentes à reunião representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Emater/RO, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro), Ibama/RO e Assembleia Legislativa de Rondônia.
A secretária-executiva adjunta do MDA, Marina Godoi de Lima, destacou a importância de reduzir o passivo ambiental dos pequenos agricultores para que possam acessar o crédito disponibilizado pelo governo federal no Plano Safra 2023/2024. “A preocupação é aumentar a produção de alimentos no país, por meio de uma agricultura sustentável”, afirmou.
O Plano Safra está disponibilizando R$ 71,6 bilhões ao crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), montante 34% maior que do ano passado e maior volume da história. Entre os critérios para a concessão, o crédito somente é liberado a produtores que não tenham embargos ambientais em suas terras.
De acordo com o superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, essa interlocução entre os órgãos é muito importante. “A agricultura familiar é predominante no estado e abrange áreas de até 240 hectares, porém a sustentabilidade tem que ser o foco da atenção, com ações interinstitucionais que possam conduzir o homem do campo no caminho correto”, explicou o superintendente.
As instituições envolvidas entregaram suas demandas para o MDA e entre os dias 21 e 24 de agosto haverá o retorno da equipe do ministério a Porto Velho, para o encaminhamento das medidas a serem adotadas.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RO