spot_img
InícioGeralComeçam as inscrições de processo seletivo da Unir com mais de 2,6...

Começam as inscrições de processo seletivo da Unir com mais de 2,6 mil vagas em 63 cursos

Começam as inscrições de processo seletivo da Unir com mais de 2,6 mil vagas em 63 cursos

Começam as inscrições de processo seletivo da Unir com mais de 2,6 mil vagas em 63 cursos

As inscrições do processo seletivo para ingresso na Universidade Federal de Rondônia (Unir) iniciaram nesta terça-feira (16) e seguem até o dia 28 de janeiro. Ao todo, são mais de 2.600 vagas disponíveis.

Segundo o edital, as vagas são para 63 cursos de graduação nos campis da universidade, como: Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.

Como critério de classificação, a seleção será feita através da nota em que o candidato tiver obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ato da inscrição o candidato deverá escolher a nota que irá utilizar, podendo optar pelas edições de 2023, 2022 ou 2021.

Para se inscrever, o candidato deve acessar este link (https://sistemas.unir.br/discente/login.xhtml) e seguir o passo a passo.

Bonificação de 18%

Além disso, neste ano, a Unir lançou uma nova forma de ingresso na educação pública superior. Acontece que, os candidatos que estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas de Rondônia, terão um acréscimo de 18% na nota obtida no Enem. Essa bonificação regional deve ser aderida no momento da inscrição.

Ainda segundo a Unir, a instituição lançou também um outro edital, denominado de Ações Afirmativas, que oferece vagas específicas para quilombolas, indígenas, camponeses, PcDs e pessoas trans. O certame tem inscrições próprias.

O edital estabelece também que a primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de março e o início das aulas do semestre letivo 2024.1 será no dia 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024.

Ingresso com notas do Ensino Médio

Ainda de acordo com a Unir, o ingresso na instituição, com notas do ensino médio, deve acontecer somente para cursos que não preencherem todas as vagas a partir do Enem. Neste caso, havendo tempo hábil, será publicado um edital complementar para seleção via histórico escolar.

Veja também