De acordo com Affonso Cândido, muito esforço foi compreendido pelo governo de Rondônia para que ocorresse mais uma edição da feira. “Ano após ano, todas as secretarias envolvidas na organização da Rondônia Rural Show se superam, essa é a prova do comando do governador Marcos Rocha é em realizar a maior feira do agronegócio da região Norte”, admitido.
O deputado informou que a partir de terça-feira (21) iniciou os cursos da Escola do Legislativo. Serão temas envolvidos “Liderança com foco em Resultados, por membros da Febracis, Mesa Redonda sobre Bullying e Cyberbullying no Ambiente Escolar, Segurança Pública, Primeiros Socorros, e ‘A Vida é um Jogo com Alexandre Ramos Samuel (Tande), ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico.
“A cada edição, os números da Rondônia Rural são ultrapassados. Isso aumenta a responsabilidade de fazermos mais e melhor, como também de aprofundarmos nas discussões de projetos que possam nos fazer produzir mais tecnologia, respeito ao meio ambiente e segurança ao homem e à mulher do campo”.
No mês passado, o plenário de Alero aprovou o projeto de lei, apresentado pelo deputado Affonso Cândido (PL), que institui a Política Estadual de Incentivo à Geração de Energia Renovável para Pequenos Produtores e Assentamentos Rurais. O Projeto de Lei 087/23 prevê que o governo estadual implante uma política para estimular a geração e distribuição elétrica, a partir de fontes renováveis de biogás e biometano em propriedades que praticam a agricultura familiar. Destinam-se a esse fim como fontes de energia hidráulica, solar, eólica, biomassa, jatos e resíduos.
“A intenção é alcançar a sustentabilidade ambiental, social e econômica na geração da energia renovável no estado, com a adoção de tecnologias que garantam ganhos de eficiência, com o aproveitamento racional dos recursos naturais”, avaliou o parlamentar.
Texto: Jairo Ardull I Assessoria parlamentar