spot_img

Ministério dos Transportes destaca Rondônia entre os estados com envio pontual de dados sobre segurança viária

Rondônia está entre os cinco estados que se destacam nacionalmente pela atualização constante e envio pontual de dados ao novo Sistema de Gestão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), operado desde janeiro de 2025 pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes. A iniciativa permite monitorar com maior precisão as ações em andamento e fortalece a base de dados para orientar políticas públicas eficazes de segurança viária em todo o país.

Através da atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Rondônia alcançou a quinta colocação com maior engajamento nacional com o Pnatrans, garantindo um papel de destaque na construção de um trânsito mais seguro.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha. trabalhar com dados atualizados é essencial para orientar decisões e proteger vidas. “O governo do estado investe nas ações que contribuem para as políticas públicas e fortalece a segurança viária no estado”, pontuou.

A execução das ações do programa é coordenada entre União, estados e municípios. Para o Ministério dos Transportes, a cooperação entre os entes federativos é fundamental para que o planejamento se traduza em medidas concretas e contribua para a redução de mortes no trânsito. A partir do registro das estratégias de prevenção regionais, a Senatran pode acompanhar o desempenho das metas, identificar boas práticas e promover ajustes.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o Detran de Rondônia está integrado ao sistema e comprometido com a alimentação constante dos dados. “Acreditamos que a inteligência por trás dessas informações é a chave para melhorar a segurança no trânsito, e estamos trabalhando em diferentes áreas para salvar vidas  no estado”, pontuou.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão,  é fundamental que todos os estados se integrem ao sistema. “Não se trata apenas de cumprir uma obrigação administrativa, mas de salvar vidas. Sem dados, não há diagnóstico; sem diagnóstico, não há políticas públicas eficazes”, afirma.

 

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ex-prefeito Hildon Chaves lança pré-candidatura ao governo de Rondônia pelo PSDB em agosto

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), anunciou nas redes sociais sua pré-candidatura ao governo de Rondônia para as eleições de 2026. O...

Criança morre depois de levar coice de bezerro em cidade de RO

Uma criança identificada como Heytor Oliveira dos Santos, 04, morreu de forma trágica nesta última terça-feira (22), depois de ser atingida por um bezerro...

Jovem de 21 anos morre após sofrer choque elétrico enquanto fazia faxina em casa

Uma jovem de 21 anos, identificada como Jardeane da Silva Nascimento, morreu após sofrer um choque elétrico enquanto realizava uma faxina em sua residência...