spot_img

Com surto de sarampo na Bolívia, Vilhena alerta para necessidade de manter vacinação em dia

Alerta foi emitido após caso suspeito da doença em criança de Cabixi internada em Vilhena

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena reforça à população a importância de manter a vacinação em dia, especialmente contra o sarampo. O alerta ocorre após o registro de um caso suspeito da doença em uma criança menor de 2 anos, natural de Cabixi, que está internada em um hospital particular de Vilhena.
A coleta de amostra para exame será realizada nesta quinta-feira, 31, e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen), em Porto Velho. O resultado está previsto para ser divulgado em até quatro dias úteis.
A Semus lembra que o Brasil tem registrado casos importados de sarampo e que a Bolívia, país que faz fronteira com Rondônia, enfrenta atualmente um surto da doença, o que aumenta o risco de circulação do vírus na região.
Diante desse cenário, a Secretaria orienta que todas as pessoas que não têm, ou não sabem se têm, o esquema vacinal completo contra o sarampo procurem uma unidade de saúde para atualização da caderneta. A recomendação é ainda mais urgente para pais de bebês entre 9 e 11 meses, que devem levá-los às unidades de saúde para receber uma dose extra de proteção contra o sarampo, a chamada “dose zero”.
A vacinação é a única forma efetiva de prevenção contra o sarampo. O esquema vacinal vigente prevê: 1ª dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade; 2ª dose com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses.
Quem não completou essas etapas durante a infância também precisa se imunizar: crianças, adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina com componente contra o sarampo. Adultos de 30 a 59 anos precisam de pelo menos uma dose na vida.

*Transmissão e sintomas*
O sarampo é altamente contagioso e transmitido de forma direta, por meio de secreções eliminadas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As partículas virais permanecem suspensas no ar, o que facilita o contágio. Os primeiros sintomas incluem febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos do surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo (exantema). Diante desses sinais, é fundamental procurar uma unidade de saúde.

*Ações ampliadas de vacinação*
Além das salas de vacinação e ações extras aos fins de semana, o setor de imunização da Semus levará as equipes de vacinação a todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Vilhena. Por isso, os pais e responsáveis devem enviar a caderneta de vacinação e autorizar a aplicação da vacina nas crianças. A Semus reitera que a prevenção é a principal medida para proteger a população e evitar a reintrodução do sarampo no município.
No sábado próximo, 02 de agosto, o setor de imunização ira realizar plantão vacinal das 07h as 19h para vacinar as crianças de 09 meses a 11 meses e avaliar o cartão de vacina das pessoas acima de 01 ano de idade. É importante que as pessoas lêem consigo o cartão de vacina, SUS ou CPF. “E vamos estar presentes também no Primeiro Circuito AABB, corrida de rua, neste domingo a partir das 07h. Então, se você vai correr, já leva o seu cartão de vacina para correr do sarampo também”, enfatizou a coordenadora do setor de imunização, Aline Aranha.

*Semcom*

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputado Luizinho Goebel convida produtores rurais para evento em Chupinguaia no dia 2 de agosto

O deputado estadual Luizinho Goebel está convidando todos os produtores rurais da região do Cone Sul de Rondônia para participarem do 1º Encontro dos...

Câncer de pulmão: governo de RO alerta sobre sintomas, riscos e onde buscar tratamento

Caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais nos pulmões, o câncer de pulmão afeta principalmente fumantes, mas também pode atingir não fumantes expostos ao...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio acumulado vai para R$ 85 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.895 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (31). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 85 milhões...