spot_img

Governo de Rondônia conquista liderança nacional em proteção de dados e recebe reconhecimento internacional

O governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, foi reconhecido internacionalmente por sua atuação de destaque na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A conquista foi anunciada durante um evento promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), em Londres, no Reino Unido.

Rondônia ficou entre os três melhores colocados do país e empatou em 1º lugar entre os órgãos públicos, ao lado do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17/ES). O estado alcançou a nota 0,93 no Índice de Adoção da LGPD no Brasil – Edição 2025, que avaliou mil instituições públicas e privadas. A nota máxima da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) classifica Rondônia no nível “Aprimorado”, o mais alto da avaliação.

Para o governador Marcos Rocha, o resultado é reflexo direto do compromisso com uma gestão pública eficiente, segura e transparente. “Temos priorizado a inovação com responsabilidade. Esse reconhecimento internacional reforça o caminho que estamos trilhando para oferecer serviços modernos, ao mesmo tempo em que garantimos os direitos e a privacidade dos cidadãos”, afirmou.

Marcos Rocha reforça que o trabalho realizado em Rondônia tem ganhado visibilidade nacional. “Recebemos representantes de vários órgãos, como a Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras municipais, que buscam conhecer e replicar nossas ferramentas”, ressaltou o governador.

Esse avanço foi possível graças a um conjunto de ações estruturadas promovidas pela Setic. Sob orientação do governador Marcos Rocha, o estado ratifica políticas de conformidade com a LGPD que vêm servindo de exemplo para outros entes da federação.

Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se a criação de um curso exclusivo sobre o tratamento de dados no setor público, voltado às secretarias estaduais; a produção de cartilhas e guias de boas práticas; a coordenação do Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados (CGPD/RO); além do lançamento de campanhas educativas, como o projeto audiovisual “Frame LGPD” e um game interativo sobre o tema.

Da redação

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Alero aprova remanejamento de verba de R$ 1,4 milhão para a Procuradoria Geral do Estado

Remanejamento garante a execução correta de despesas com auxílios na PGE. Em sessão ordinária de terça-feira (9), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de...

Alero aprova remanejamento de verba de R$ 1,4 milhão para a Procuradoria Geral do Estado

Remanejamento garante a execução correta de despesas com auxílios na PGE. Em sessão ordinária de terça-feira (9), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de...

Assembleia cria Galeria Lilás para valorizar a história de mulheres parlamentares

O espaço reconhece a importância de deputadas que atuaram no Legislativo Estadual. Os deputados aprovaram o Projeto de Resolução 130/2025, que cria a Galeria Lilás na...

Ezequiel Neiva participa da assinatura da ordem de serviço para reforma da quadra de grama sintética em Vale do Anari

Reforma representa um investimento importante para os moradores do município. Nesta sexta-feira (12), o deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) participou da cerimônia de assinatura...