spot_img

Relação de selecionados para programa CNH Social será divulgada na próxima segunda-feira, 11

Desde que foi lançado pelo governo de Rondônia, o programa CNH Social obteve grande procura. A lista de candidatos selecionados na primeira etapa estará disponível na próxima segunda-feira (11), e poderá ser consultada no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), na aba CNH Social. Quem tiver o nome na lista, deve ficar atento para apresentar a documentação comprobatória e garantir a inscrição, de 13 a 22 de agosto.

O programa contempla a população em vulnerabilidade social, nos critérios previstos em edital, para terem acesso ao curso gratuito para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O governo de Rondônia disponibilizou 1.500 vagas, entre as categorias A, B, e AB. Do total, 150 vagas são para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa promove a inclusão social, abrindo portas para várias conquistas como vagas de emprego, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da população.

PRÓXIMAS ETAPAS

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou os próximos passos aos selecionados na CNH Social. “Após essa publicação, o candidato selecionado deve se apresentar em uma das unidades do Detran-RO com documento de identificação original e comprovante de residência. É uma etapa fundamental para darmos continuidade nesse processo.”

Candidatos com nome na lista devem comparecer em uma unidade do Detran-Ro de 13 a 22 de agosto. As Ciretrans e Postos Avançados funcionam em dias úteis, das 7h30 às 13h30, em cidades e endereços que podem ser acessados neste link.

Neste momento será feita a abertura do processo da primeira habilitação, com captura de imagem e registro biométrico. O documento de identificação apresentado deve ser o mesmo informado na inscrição para o programa CNH Social. A não apresentação do documento poderá implicar em desclassificação.

Após a abertura do processo Renach, o candidato será convocado para a Avaliação Psicológica e Exame de Aptidão Física e Mental. Após ser considerado apto, iniciará o curso teórico-técnico em uma das entidades contratadas para atendimento. O candidato terá o prazo de até 60 dias, contados do início do curso, para finalização e realização do exame teórico-técnico. Após essa aprovação, o candidato iniciará as aulas práticas de direção veicular. Mais informações podem ser consultadas no Edital do programa. 

CANDIDATO PcD

A CNH Social foi lançada pela primeira vez em Rondônia e teve procura em todos os municípios

No momento da inscrição, o candidato pôde informar ser PcD e assim concorrer dentro das vagas previstas a este público. De acordo com a diretora Técnica de Habilitação do Detran-RO, Aline Lima Pinto,  as adaptações necessárias para a condução do veículo deverão ser atestadas no Exame de Aptidão Física e Mental e Junta Médica Especial. “O candidato que se declarou PcD deverá apresentar laudos e exames comprobatórios que atestem a deficiência declarada. Somente serão contemplados aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da habilitação, na forma da legislação de trânsito vigente”, explicou.

ALTA DEMANDA

Durante o período de inscrições, o site do Detran-RO registrou cerca de 14 mil acessos por segundo. “Essa foi a primeira vez que ofertamos a CNH Social no estado, e pudemos constatar o grande interesse da população, e o impacto que isso significa na vida das pessoas, aumentando as oportunidades de trabalho, além de garantir maior dignidade de locomoção”, frisou o diretor-geral do Detran-RO.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Alero aprova remanejamento de verba de R$ 1,4 milhão para a Procuradoria Geral do Estado

Remanejamento garante a execução correta de despesas com auxílios na PGE. Em sessão ordinária de terça-feira (9), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de...

Alero aprova remanejamento de verba de R$ 1,4 milhão para a Procuradoria Geral do Estado

Remanejamento garante a execução correta de despesas com auxílios na PGE. Em sessão ordinária de terça-feira (9), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de...

Assembleia cria Galeria Lilás para valorizar a história de mulheres parlamentares

O espaço reconhece a importância de deputadas que atuaram no Legislativo Estadual. Os deputados aprovaram o Projeto de Resolução 130/2025, que cria a Galeria Lilás na...

Ezequiel Neiva participa da assinatura da ordem de serviço para reforma da quadra de grama sintética em Vale do Anari

Reforma representa um investimento importante para os moradores do município. Nesta sexta-feira (12), o deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) participou da cerimônia de assinatura...