Na tarde de ontem (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) atuaram de forma integrada para garantir o transporte seguro de mais de 140 quilos de ouro até o Instituto Nacional de Criminalística da PF, em Brasília (DF). A carga, avaliada em mais de R$ 80 milhões, foi escoltada por equipes especializadas das duas instituições, com apoio de batedores motociclistas, viaturas e aeronave.
O material é resultado de duas apreensões realizadas pela PRF nesta semana – uma em Boa Vista (RR) e outra em Altamira (PA) – e que foram encaminhadas à Polícia Federal nos respectivos estados para início das investigações de competência da polícia judiciária.
Ainda no dia de ontem, uma aeronave da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) da Polícia Federal realizou o transporte do ouro para Brasília, onde passará por perícia técnico-científica no âmbito do programa Ouro Alvo, que utiliza tecnologia de ponta para identificar a origem do minério e subsidiar as investigações.
A operação de escolta transcorreu sem intercorrências, do Hangar da Polícia Federal até o Instituto Nacional de Criminalística da PF, reforçando a importância da cooperação entre PRF e PF para o enfrentamento aos crimes que afetam a economia e a segurança do país.