spot_img

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

De 17 a 21 de setembro, a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), recebe programação gratuita e aberta ao público, com oficinas, cinema, rodas de conversa, música, dança e desfile afro-brasileiro.

Começou nesta quarta-feira (17), na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo, que segue até o próximo domingo (21). A abertura contou com oficinas gratuitas de fotografia e de artesanato com palha de buriti, além de uma exposição fotográfica e mostra literária sobre a Cultura Afro-Brasileira, realizadas na Escola Estadual Inácio de Castro, localizada dentro da comunidade.
Promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), o evento chega à terceira edição consolidando-se como um espaço de celebração da cultura quilombola e afro-brasileira em Rondônia. Toda a programação é gratuita, aberta ao público, com classificação livre e acessibilidade garantida por meio de interpretação em Libras.
De acordo com a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, o festival é mais do que uma agenda cultural: trata-se de uma oportunidade de valorizar e preservar as tradições da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, reconhecendo seu papel fundamental na construção da identidade cultural de Rondônia. “Cada atividade foi pensada para dar visibilidade à memória e ao legado da comunidade, um dos pilares da cultura afro-brasileira no estado”, destacou.
A programação segue nesta quinta-feira (18) com sessões de cinema e reflexão, exibindo documentários em dois horários — às 9h30 e às 15h30 — na Escola Estadual Inácio de Castro. Na sexta-feira (19), o mesmo espaço receberá duas rodas de conversa, às 9h30 e às 15h30, sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira.
O sábado (20) marca a Celebração Cultural, a partir das 17h, no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, com apresentações musicais, mostra de fotografia, dança e desfile de moda afro-brasileira. As atrações musicais incluem: Abidu, Pagode do Guaporé, Will Lazaro e Banda e Alexandro dos Teclados e Matheus Santos.
Já o domingo (21), também a partir das 17h, encerra o festival com mais música com Gabi Shima, Paulinho Prime , Alipe Alves e Banda Chevy & os Galácticos, dança e exposição fotográfica no mesmo local.
O projeto do 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo foi contemplado no Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, via Lei Paulo Gustavo e reafirma-se como um importante instrumento de fortalecimento cultural. Ao promover a memória, a resistência e a celebração quilombola, o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo fortalece a preservação das tradições afro-brasileiras e reafirma a riqueza da diversidade cultural de Rondônia.
“Convidamos toda a população a participar do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo, para celebrar, valorizar e conhecer de perto a rica cultura da Comunidade Quilombola de Santa Cruz. Venha viver essa festa da memória, da música e da tradição afro-brasileira conosco!”, disse Andréia Machado.

Texto e fotos: Assessoria

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Tuntum: O Caribe do Sertão e Portal da BR-226

A Cidade de Tuntum fica localizada na região central do estado do Maranhão, margeada pelo eixo central da BR 226, rodovia federal estratégica que...

Campo Novo de Rondônia recebe implementos agrícolas por meio de emenda do deputado Ezequiel Neiva

Foram entregues uma plantadeira, uma grade aradora e uma carreta basculante a Asprucosrica. O município de Campo Novo de Rondônia foi beneficiado com importantes implementos...

Ezequiel Neiva investe na produção agrícola de pequenos produtores da Linha C-6, em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar disponibilizou recurso para a aquisição de uma plantadeira e uma carreta basculante. A Associação dos Produtores Rurais de Nova Esperança, na Linha C-6, foi...