spot_img

Desmatamento e mudanças climáticas lideram preocupações ambientais no Brasil, mostra pesquisa

 

O desmatamento e as mudanças climáticas são as principais preocupações ambientais dos brasileiros, aponta pesquisa da Nexus encomendada pelo Sindiplast. Segundo o estudo, 41% veem o desmatamento como uma das maiores ameaças ao meio ambiente e 32% citam as mudanças climáticas.

Apesar do interesse pela reciclagem, falta de informação (28%) e ausência de coleta seletiva (17%) ainda dificultam hábitos sustentáveis.

plástico é o material mais separado para reciclagem (90%), mas a coleta seletiva segue como principal desafio.
A pesquisa ouviu 2.009 brasileiros em todo o país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Abaixo, segue o material na íntegra. Temos porta-voz à disposição para entrevistas. O tema rende para você?

Desmatamento e mudanças climáticas lideram preocupações ambientais no Brasil, mostra pesquisa

Crédito: Freepik

O desmatamento lidera as preocupações ambientais no Brasil. Pesquisa “Hábitos Sustentáveis & Percepções sobre o Plástico”, realizada pela Nexus e encomendada pelo Sindiplast, Sindicato Indústria Material Plástico Estado São Paulo, indica que 41% dos entrevistados consideram a devastação florestal uma das duas principais ameaças ambientais do país.
Em segundo lugar aparecem as mudanças climáticas e o aquecimento global, citados por 32%, seguidos de poluição das águas (25%), destinação inadequada do lixo (22%) e poluição do ar (22%).
O levantamento ainda mostrou que os brasileiros se preocupam com questões ambientais, como a reciclagem do lixo, por exemplo, mas apesar do interesse pelo tema, enfrentam obstáculos para adotar práticas mais sustentáveis. A falta de informação foi apontada por 28% dos entrevistados como principal barreira, seguida pela ausência de coleta seletiva em bairros ou cidades (17%) e falta de tempo (9%).
Foram ouvidos 2.009 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Plástico é o material mais reciclado no país

Segundo a pesquisa, o plástico lidera a lista de materiais mais separados para reciclagem, citado por 90% dos entrevistados que afirmaram separar resíduos em casa. Na sequência, aparecem o alumínio (73%), o papel/papelão/jornal (68%) e o vidro (68%).
No entanto, a falta de coleta seletiva é apontada como o principal entrave para a reciclagem de embalagens plásticas, com 35%, seguida por falta de hábito, esquecimento de separar e ausência de informação sobre reciclagem com 29%, revelando que, apesar da consciência ambiental, ainda há barreiras estruturais para transformar atitudes individuais em resultados concretos.
“O plástico é um dos materiais mais recicláveis e de menor impacto ambiental: consome pouca água, pode ser reutilizado diversas vezes e tem baixa pegada de carbono. Ainda assim, seu reaproveitamento em larga escala no Brasil enfrenta desafios estruturais que precisam ser superados para que o material atinja todo o seu potencial sustentável”, afirma Paulo Teixeira, diretor-superintendente do Sindiplast.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Deputado Luizinho Goebel representa Assembleia Legislativa e entrega voto em reconhecimento à contribuição da igreja para o desenvolvimento do município. A Assembleia de Deus de...

Recurso do deputado Ezequiel Neiva garante eliminação de ponte de madeira entre Chupinguaia e Corumbiara

Instalação de tubos armcos sobre o Rio Água Preta era uma reivindicação antiga na região. A ponte velha de madeira sobre o Rio Água Preta,...

Luizinho Goebel acompanha secretário da Sefin para ouvir demandas de empresários e contadores em Vilhena

Encontro teve como foco reunir as principais demandas do setor produtivo e discutir medidas para aprimorar o ambiente econômico do município. O deputado estadual Luizinho...