spot_img

Alerta sobre riscos à saúde no uso de medicação para emagrecimento sem orientação médica é orientado pela Sesau

Com o aumento do uso de medicamentos e produtos naturais para emagrecer entre a população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de substâncias sem orientação médica. O objetivo é prevenir doenças evitáveis e promover a conscientização sobre o autocuidado e a importância da rotina com profissionais especializados.

A endocrinologista e coordenadora do Programa de Obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Gisele Vasconcelos, afirmou que é comum pacientes chegarem ao consultório com hepatite medicamentosa, causada pelo uso de produtos emagrecedores sem acompanhamento médico. “A busca pelo corpo ideal leva muitas pessoas a quererem resultados imediatos. Recentemente, uma paciente chegou a ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da combinação de produtos naturais para emagrecimento”, relatou.

Segundo dados de 2024 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), cerca de 198 mil adultos em Rondônia estão acima do peso. A nutricionista da POC, Andrea Lima, destacou que, embora muitos busquem métodos rápidos para emagrecer, acabam ignorando o básico. “Uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos é a principal chave para o emagrecimento seguro. Não é necessário eliminar refeições importantes como o jantar, mas optar por alimentos ricos em proteínas e nutrientes”, orientou a especialista.

Entre janeiro e agosto deste ano, a POC realizou cerca de 3.232 atendimentos na especialidade de endocrinologia e 1.039 atendimentos em nutrição.

Como emagrecer de forma saudável

De acordo com as especialistas, antes de iniciar qualquer dieta ou tratamento com produtos medicamentosos, é fundamental procurar orientação médica. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que desejam uma consulta devem, primeiramente, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Confira algumas recomendações:

  • Siga notícias nutricionais apenas em portais oficiais, como os do Ministério da Saúde e de órgãos de saúde;
  • Desconfie de conteúdos sensacionalistas que prometem emagrecimento rápido;
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada;
  • Não pule refeições importantes, como café da manhã, almoço ou jantar;
  • Estabeleça acompanhamento periódico com profissionais de saúde.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

CAIXA lança edital com vagas em RO e salários de até R$ 16 mil

O Concurso CAIXA para Nível Superior oferece vagas efetivas para Arquiteto, Engenheiros (Civil, Elétrico, Mecânico, Segurança do Trabalho) e Médico do Trabalho, com salários...

Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética

A Cúpula do Clima, em Belém, entra nesta sexta-feira (7) no seu segundo e último dia com a retomada dos discursos dos líderes e...

Deputado Luizinho Goebel inicia nova era em Colorado do Oeste com substituição de pontes de madeira por tubos de aço

Em Colorado do Oeste, uma ação importante está mudando a estrutura das estradas vicinais da região. Isso aconteceu com a troca das pontes de...