spot_img

Simulação de acidente é promovida pelo governo de RO e alerta sobre os riscos no trânsito

CONSCIENTIZAÇÃO

A simulação contou com a mobilização das equipes técnicas para trazer o realismo dos riscos da imprudência

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito e incentivo a doação de sangue, o governo de Rondônia promoveu uma simulação de acidente de trânsito e resgate de vítimas, em Porto Velho. A ação ocorreu no dia 12 de janeiro, na Rua Campos Sales, e foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

A iniciativa envolveu equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) e profissionais da área da saúde, que realizaram a simulação com todo o cuidado técnico e humano.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, iniciativas como essa representam o compromisso do estado com a vida e a cidadania. “Quando unimos forças entre saúde, segurança e trânsito, mostramos que cuidar das pessoas vai além dos hospitais. É prevenir, educar e salvar vidas antes mesmo que os acidentes aconteçam. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da doação de sangue, um gesto simples que pode garantir que cirurgias sejam realizadas e que famílias não percam seus entes queridos”, evidenciou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da mobilização. “Queremos conscientizar a população de que a imprudência no trânsito pode tirar pessoas de suas famílias. Evitar essas tragédias só é possível por meio de ações e campanhas como esta.”

De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a simulação é um alerta: cada escolha no trânsito pode significar a diferença entre a vida e a morte. “Trabalhamos para fortalecer a construção de um trânsito mais seguro para todos. A união de esforços evidencia o comprometimento da gestão estadual em promover ações de conscientização e solidariedade”, salientou.

DOAÇÃO DE SANGUE

O sangue doado pode ser usado para cirurgias importantes e complexas

Além da conscientização sobre segurança viária, a ação também reforçou a importância da doação de sangue, fundamental para a realização de cirurgias. A presidente da Fhemeron, Gabrielle Gaspar, ressaltou que “a doação de sangue é um ato solidário. Nunca sabemos quem pode precisar de uma bolsa de sangue, e todos os tipos são necessários.”

A doação de sangue é importante para a realização de: 

  • Cirurgias complexas ou de grande porte, como transplantes ou operações cardíacas, onde há risco elevado de perda de sangue.
  • As transfusões são essenciais para manter o paciente estável.
  • Em casos de acidentes graves ou sangramentos agudos, o sangue doado permite que equipes médicas atuem rapidamente, evitando mortes por hemorragia.
  • Mesmo em cirurgias simples, complicações podem exigir transfusões imediatas.
  • Por isso, é vital manter estoques disponíveis e incentivar que todo cidadão apto faça a doação.

Requisitos para ser doador de sangue

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 18 e 69 anos.
  • Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
  • Ter peso acima de 50 quilos.
  • Estar alimentado, evitando refeições gordurosas (aguardar três horas após o almoço).
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
  • Homens podem doar até 4 vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias.
  • Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, com intervalo mínimo de 90 dias.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

SENAI CETEM dá início a nova turma de formação exclusiva para mulheres na área de eletricidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) iniciou, na unidade do CETEM, em Porto Velho, uma nova turma do curso de Eletricista...

Governo sanciona lei que proíbe descontos associativos pelo INSS

Medida publicada no Diário Oficial amplia segurança na contratação de empréstimos consignados e endurece combate às fraudes O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou...

Mais de 2,8 mil motoristas de Rondônia já tiveram CNH renovada automaticamente

Motoristas de Rondônia já colhem os resultados da nova política do Governo do Brasil que garante a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional...