A vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) varia de 7 p.p. a 18 p.p., quando se considera os votos válidos das pesquisas eleitorais. A maior distância foi registrada pela Ipec (ex-Ibope), na qual o petista aparece com 52% e o atual presidente marca 34%.
Já a menor vantagem foi captada pelos levantamentos Atlas e Paraná Pesquisas. De acordo com a Atlas, Lula tem 49% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro pontua 42%. No levantamento do Paraná Pesquisas, o petista tem 47% e Bolsonaro 40% dos votos válidos.
Os chamados “votos válidos” são apenas os que são dados aos candidatos, ou seja, não são considerados os brancos e nulos. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa ter, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos.
As pesquisas Ipespe, CNT, Quaest, Atlas e Paraná não divulgam o percentual de votos válidos. O cálculo para chegar aos votos válidos nesses casos considera o número divulgado pelas empresas, que é arredondado. Assim, os votos válidos dessas pesquisas são estimativas. O cálculo exclui porcentagem de brancos, nulos e indecisos.
A pesquisa PoderData, realizada de 25 a 27 de setembro, mostra o ex-presidente liderando a disputa com 48% das intenções de votos válidos na sucessão presidencial. Bolsonaro tem 38%.
A pesquisa PoderData é a que tem a maior frequência no atual ciclo eleitoral. Vem sendo realizada desde 2021 a cada 15 dias. Em 2022, desde o final de agosto, passou a ser semanal. “Isso é muito importante porque dessa forma temos uma curva consistente de resultados, que permite visualizar eventuais distorções que às vezes ocorrem em qualquer pesquisa. O importante é a trajetória da curva e não um resultado isolado. E a série histórica do PoderData é a mais completa entre todos os levantamentos de intenção de voto no Brasil”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, 31 anos, coordenador do PoderData.
Fonte Poder 360