spot_img
InícioCidadesAberto o 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia

Aberto o 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia

Aberto o 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia

 

 

Ouro Preto – ROEmater simpósio 2

Emater Simpósio 3

Emater simpósio

 

Mais de 200 pessoas compareceram à solenidade de abertura do 2.º Simpósio de Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia. Aberto oficialmente nesta quarta-feira (18), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, o evento contou com acolhimento e apresentação do atual cenário da pecuária leiteira no estado. Em sua primeira manhã de trabalho o evento contou com palestras sobre o uso de pastagens para a produção animal, irrigação e uso racional da água.

Convidados e inscritos chegaram ao Centro de Treinamento da Emater animados com a perspectiva de discutir ações inovadoras para a melhoria da pastagem rondoniense. Acolhidos pelo presidente da Comissão organizadora do evento, José Renato Alves, extensionistas, pesquisadores, técnicos, produtores, palestrantes e acadêmicos estarão reunidos, nestes próximos dois dias trocando informações e conhecendo novas tecnologias que poderão reverter o cenário rondoniense para uma situação mais positiva com a recuperação e renovação de áreas desmatadas ou em degradação.

Segundo dados da Embrapa, a área desmatada em Rondônia já ultrapassa a 85.000 km2, da qual se estima que cerca de 70% são usados em algum período, com pastagens. Isto corresponde a cerca de 40% do território do Estado, perfazendo mais de 5,5 milhões de hectares de pastagens.

Com a discussão pretende-se criar não só um alerta, mas apresentar discussões que propiciam a recuperação e/ou renovação, bem como a intensificação do uso de pastagens cultivadas,a fim de reduzir a expansão em áreas de florestas. São ações que propiciarão benefícios de ordem ecológica, econômica e social, com vistas à sustentabilidade dos sistemas pastoris.

A parceria formada pela Emater, Embrapa e Sebrae nesse contexto é de suma importância para que se possa mudar a realidade do estado, com saldo positivo creditado ao manejo  sustentável das pastagens. “Estamos todos juntos nessa ação para levar essa tecnologia das pastagens, diz o pesquisador da Embrapa, Frederico Botelho, alertando que “Rondônia tem pastagens muito degradadas e com mais conhecimento poderemos mudar essa realidade”.

Para Sebastião Oliveira, do Sebrae, a participação de todos é importante e onde houver evento que leve conhecimento, tecnologia e informação ao produtor rural o Sebrae estará presente. “Estaremos sempre juntos, unindo esforços para fortalecer o agronegócio no estado”.

O vice-diretor-presidente da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, falou da importância dessa união entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater, e entidades como Embrapa e Sebrae, para que todos, técnicos, agricultores, possam sair do evento com mais conhecimento. “Rondônia é o estado brasileiro onde há maior concentração de agricultores familiares e o governador Confúcio Moura tem trabalhado muito para que essa classe se fortaleça e aumente a sua produtividade”.

O deputado Marcelino Tenório, que prestigiou o evento enfatizou que Rondônia tem todos os requisitos para ser o grande produtor de leite do país. “Temos terra, temos abundância de água, temos condições climáticas e temos capacitação técnica, o que precisamos é que o produtor rural visualize isso”, disse, lembrando que a assembléia legislativa não tem medido esforços na busca de políticas públicas para o produtor rural.

A primeira manhã do dia 19 iniciou os trabalhos com a apresentação do palestrante Moacyr Dias Filho, da Embrapa/Belém, que falou sobre o uso de pastagens para a produção animal no Brasil, e do palestrante Carlos Augusto Brasileiro Alencar, fez uma apresentação sobre irrigação de pastagens e o uso racional da água.

 

Wania Ressutti

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959

Fotos: Irene Mendes

Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368

EMATER-RO

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos personas preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para tratar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que lata ser el factor de estrs subyacente lata ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também