spot_img
InícioPolíticaAnderson Barbosa se reúne com a deputada federal Silvia Cristina e solicita...

Anderson Barbosa se reúne com a deputada federal Silvia Cristina e solicita apoio para a Escola Família Agrícola

Anderson Barbosa se reúne com a deputada federal Silvia Cristina e solicita apoio para a Escola Família Agrícola

Anderson Barbosa se reúne com a deputada federal Silvia Cristina e solicita apoio para a Escola Família Agrícola

O pecuarista e empreendedor rural Anderson Barbosa juntamente com o diretor da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai, professor Milton Pinhate, estiveram reunidos com a deputada federal Silvia Cristina, o encontro aconteceu no escritório político da nobre parlamentar federal. Anderson Barbosa que é membro efetivo da Associação da Escola Família Agrícola de Jaru e Região (AEFAJAR), apresentou as demandas a deputada Silvia Cristina, entre as quais para melhoria do nosso espaço Educacional. No momento.  Foi solicitado bolsas escolares. Para atender filhos de agricultores da nossa região. “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.  Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Gratidão Deputada Silvia Cristina por acreditar no nosso sonho de transformação”, pontuou Anderson Barbosa.

Por seu turno a deputada federal Silvia Cristina se colocou a disposição para ser uma mão amiga no tocante atender as demandas que lhe foram apresentadas e prometeu empenho para que os recursos sejam disponibilizados e assim a EFA seja atendida nas solicitações justas e que visam o bem de toda comunidade estudantil.

“A educação no campo é uma iniciativa que a gente tem acompanhando de perto e incentivado porque além do fomento à agricultura familiar e à agroecologia, a gente consegue preservar a força do trabalhador, das trabalhadoras e do povo do campo”, asseverou a deputada federal Silvia Cristina uma parlamentar que sempre está em sintonia com os anseios do povo.

A escola Família Agrícola Dom Antonio Possamai está localizada no munícipio de Jaru, região central do Estado de Rondônia. Sendo criada a partir da Associação AEFAJAR seu objetivo é levar a Educação de qualidade as famílias situadas no campo.

Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai

Iniciando suas atividades no ano de 2013 a Escola Família Agrícola de Jaru é uma instituição privada de caráter comunitário, ela está situada na Linha 623 km 02 do município de Jaru, região central do estado de Rondônia. A instituição atua com Educação no Campo, no segmento do Ensino Médio Técnico, através da Pedagogia da Alternância, um princípio pedagógico onde o educando intercala períodos na escola e em sua casa.

A escola nasce da necessidade de um modelo de educação voltado para os jovens do campo, que respeitasse suas origens e permitisse uma formação integral enquanto pessoa. Preocupados com essa situação, agricultores, agentes de pastorais da Paróquia São João Batista, e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Jaru e as Associações de Produtores Rurais, procuraram um modelo de escola que possibilitasse a continuação do estudo dos jovens rurais a partir do 1º ano do Ensino Médio.

Encontraram na Pedagogia das Escolas Família Agrícola, essa resposta, como alternativa de educação para o meio rural, sendo modelo de escola que já existe em muitos Estados brasileiros, inclusive Rondônia, e que tem demonstrado grandes resultados. Com esse ideal em mente diversas lideranças locais iniciaram uma série de reuniões que culminou na fundação da AEFAJAR (Associação da Escola Família Agrícola de Jaru).

A Criação da Associação AEFAJAR

A ideia de implantação da EFA – Dom Antônio Possamai surgiu desde os anos 90 e aos poucos foi amadurecendo, juntamente com as comunidades, quando aos 15 de março de 2005 foi realizada a primeira Assembleia Geral de fundação da Associação da Escola Família Agrícola de Jaru e Região (AEFAJAR), cujo objetivo maior era implantar no Município de Jaru uma Escola Família Agrícola, realizado no centro Comunitário da Paróquia de São João Batista de Jaru contou com a presença de aproximadamente 50 lideranças rurais e representantes das comunidades dos Municípios de Jaru, de Governador Jorge Teixeira e de Theobroma, além de representantes de associações rurais, de cooperativas, e do representante da Associação das Escolas Família Agrícola de Rondônia (AEFARO), o senhor Geraldo Dias Valadão, entre outros.

Nesse encontro, foi criado e aprovado o Estatuto da associação e realizada a eleição de 16 (dezesseis) pessoas para o Conselho Gestor da AEFAJAR, sendo eleito o seu presidente, Senhor Ricardo Gomes Araújo.

Na oportunidade, o projeto de doação foi elaborado e apresentado para a Prefeitura Municipal de Jaru que fez a doação ao STTR de Jaru, sendo que após a criação da associação AEFAJAR, o STTR doou o terreno para a AEFAJAR, dentro dos termos legais.

Fonte: Alexandre Araujo com informações da EFA

Veja também