Na terça-feira (18), a Associação Rondoniense de Municípios – AROM e a Universidade Federal de Rondônia – UNIR realizaram uma importante reunião com o objetivo de se estabelecer uma parceria entre as instituições em prol de melhorias para os Municípios.
Foi defendida a ideia de uma parceria, mediada por um termo de cooperação para a realização de projetos para as cidades de Rondônia, que venham a ajudar por exemplo, as agroindústrias entre outros pontos.
Também foi dialogado sobre a piscicultura em Rondônia, que tem se destacado como uma importante atividade econômica no estado. A região apresenta um grande potencial para a criação de peixes em cativeiro, devido à sua extensa área de rios e lagos, bem como à qualidade da água.
No entanto, a piscicultura em Rondônia ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a falta de assistência técnica e a baixa produtividade em algumas áreas. Um dos pontos dessa parceria entre AROM e UNIR seria trabalhar para superar esses desafios e consolidar a piscicultura como uma importante atividade econômica em Rondônia.
Também foi debatido um estudo sobre a cadeia produtiva do estado, é importante analisar as diferentes etapas da produção, desde a produção agrícola ou pecuária até a comercialização dos produtos finais, passando pela transformação e industrialização dos mesmos. Também é importante considerar os fatores externos que afetam a cadeia produtiva, como a demanda do mercado, os preços dos insumos e a concorrência.
Participaram dessa Reunião Juliano Cedaro – Vice-Reitor da UNIR, Jadiael Rodrigues – Diretor de Apoio á Política Acadêmica, Vastinei Sena – Pró Reitoria de Administração, Prof. George Queiroga – Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Erasmo Carvalho, Celene Gomes – Chefe de Gabinete da AROM e Walter Lara – Chefe de Atendimento.
Assessoria AROM