A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Secretaria de Modernização da Gestão, promove campanha de conscientização sobre autismo para os servidores da Casa Legislativa. As atividades começaram nesta quinta-feira (13) e fazem parte das ações do “Abril Azul”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 160 crianças no mundo tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante a campanha, palestras estão sendo realizadas nos departamentos da Casa de Leis, com a apresentação de vários assuntos acerca do TEA aos trabalhadores. Dessa forma, são levadas informações aos servidores, que atuam como disseminadores desses conhecimentos na sociedade.
Abril é um mês de reflexão sobre o tema, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia dois de abril. A data foi criada pela ONU, com o objetivo de informar a população e diminuir o preconceito e a discriminação contra os indivíduos que apresentam TEA.
Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características como: dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
Texto: Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira/Secom ALE/RO