No marco da comemoração de 30 anos da Associação de Pequenos Produtores Rurais Cristo Bom Pastor (APRUCBOP), localizada na linha 608, em Jaru, a deputada estadual Claudia de Jesus (PT) prestou uma homenagem à instituição, concedendo um Voto de Louvor. A associação tem sido um pilar fundamental para a região, desempenhando um papel significativo em defesa dos interesses dos agricultores familiares e para o desenvolvimento do estado desde sua fundação, em 16 de setembro de 1993.
A iniciativa da deputada Claudia de Jesus em conceder o Voto de Louvor à Associação de Pequenos Produtores Rurais Cristo Bom Pastor reconhece o trabalho incansável da instituição em prol do desenvolvimento rural e da valorização dos agricultores familiares. “A história de sucesso dessa associação serve de inspiração para outras comunidades rurais, demonstrando que a união e o esforço coletivo podem gerar resultados significativos e transformar a realidade do campo”, relatou a deputada durante a homenagem no último sábado (1).
Sob a liderança de seu primeiro presidente, Lindemberg Fagundes, a associação teve início com a adesão de 26 famílias associadas. A produção de leite é uma das principais atividades da associação, que busca financiamentos para os produtores rurais. Além disso, a instituição estabeleceu parcerias com a Emater, oferecendo cursos e capacitações voltados para a melhoria do rebanho e o aumento da produção. Essas iniciativas têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e para a geração e distribuição de renda na região.
Atualmente, a associação conta com equipamentos que atendem às necessidades dos produtores rurais e da pequena agricultura familiar, fornecendo suporte tanto para as famílias associadas quanto para aquelas que não fazem parte da instituição. Além disso, a Cristo Bom Pastor presta serviços essenciais, como transporte de mercadorias, preparo de solo para o plantio da lavoura, recuperação de pastagens e transporte da produção até a cidade de Jaru para comercialização tanto no mercado comum quanto nos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O sucesso da associação ao longo desses 30 anos não seria possível sem o apoio de instituições parceiras, como a Emater, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Jaru.
Texto: Cristiane Abreu / Assessoria parlamentar
Foto: Fabícia Lopes / Assessoria parlamentar