spot_img
InícioGeralAudiência pública foi convocada pelo deputado Léo Moraes que coordenou os trabalhos

Audiência pública foi convocada pelo deputado Léo Moraes que coordenou os trabalhos

Audiência pública foi convocada pelo deputado Léo Moraes que coordenou os trabalhos

Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-18Fev16-Foto Ana Célia-Decom-ALE-RO (3)
Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-18Fev16-Foto José Hilde-Decom-ALE-RO (2)

Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-Juacy Loura Junior-18Fev16-Foto Ana Célia-Decom-ALE-RO (2) (1)

Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-Manoel Veríssimo-18Fev16-Foto José Hilde-Decom-ALE-RO (3)

Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-18Fev16-Foto José Hilde-Decom-ALE-RO (1)
Sociedade debate na Assembleia as novas regras eleitorais-Juacy Loura Junior-18Fev16-Foto Ana Célia-Decom-ALE-RO (1)

Em atendimento a requerimento de autoria do deputado Léo Moraes (PTB), a Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (18), audiência pública convocada para debater as novas regras para as eleições deste ano, reunindo especialistas em direito eleitoral, autoridades, políticos, representantes partidários e a comunidade em geral. O evento contou com a parceria da Academia Brasileira de Direito Eleitoral.

Ao apresentar a propositura em janeiro do corrente ano, o deputado Lê Moraes destacou que com a recente reforma política através da Lei 13.165/2015, ocorreram substanciais alterações em temas como convenções e filiações partidárias, tempo de campanha eleitoral, financiamento eleitoral por pessoas jurídicas e registro de candidaturas, dentre outros.

Alterações na campanha

Sobre as novas regras para as eleições municipais de 2016, o presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero), advogado Manoel Veríssimo Ferreira Neto, palestrou sobre a Minirreforma Eleitoral, que será aplicada este ano. Segundo ele, a reforma traz alterações diretas nas leis das eleições, dos partidos políticos, do Código Eleitoral e na propaganda eleitoral.

De acordo com o palestrante, a corrida eleitoral sofrerá uma diminuição do tempo. Anterior a reforma, a propaganda eleitoral era autorizada após o dia 5 de julho, agora, só será permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição.

A razão para a alteração, segundo o presidente do Idero, aconteceu por se entender, que o tempo seria colocado a pé de igualdade a candidatos que já são detentores de poder, aos que vão se lançar e aos que são envolvidos com meios de comunicação. Veríssimo citou ainda, alterações nas normas para a realização de debates, comícios, programas de rádio ou TV apresentados por pré-candidatos, caminhadas, passeatas, carreatas, instalação de cavaletes e bonecos, entre outros aspectos.

Advertências

Na seqüência o advogado e professor Anderson Oliveira Alarcon apresentou sua palestra, tendo como principal foco a prática do direito eleitoral e partidário. Ele iniciou destacando ser necessário encarar a eleição municipal como uma viagem, com planejamento, cumprindo todas as suas etapas. Destacou detalhadamente todos os procedimentos anteriores à convenção, como a convenção-coligações, registro de candidatos, impugnação-recursos, comitês-financeiros, propaganda eleitoral, arrecadação e gastos, dentre outros.

Por último se deteve a explicar os procedimentos relativos à prestação de contas.

O advogado Anderson Alarcon apresentou algumas orientações relativas a campanha eleitoral de 2016, principalmente no que diz respeito a filiação partidária. O interessado deve procurar imediatamente o Cartório Eleitoral e pedir uma certidão de quitação eleitoral, para não correr o risco de chegar o dia da eleição e constatar alguma pendência e não ter sua candidatura registrada.  Também salientou quanto a necessidade de se observar o prazo de validade das comissões provisórias partidárias, para não inviabilizar posteriormente eventuais registros de candidaturas.

Ao concluir declarou o palestrante, que a reforma eleitoral mais deformou do que reformou. O advogado também destacou que com a reforma eleitoral de 2015, os candidatos que ocuparão as vagas devem receber votos numa quantidade igual ou maior que 10% do quociente eleitoral, impedindo desta forma com o que ficou conhecido como efeito Tiririca ou efeito Enéas.

Novas regras

Já sobre as novas regras previstas na Reforma Eleitoral, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), Juacy dos Santos Loura Junior, parabenizou os palestrantes anteriores e enfatizou que seria sucinto em suas palavras por considerar que o mais importante já havia sido explanado.

O juiz abordou temas sobre filiação partidária e lembrou que este ano, pela primeira vez, as novas leis entrarão em vigor sob a vigência da Minirreforma. Afirmou que será um ano eleitoral onde tudo poderá acontecer.

O magistrado explicou, também, as alterações quanto a pré-candidaturas, convenções, registros de candidatos e regras para partidos políticos, com destaque para a redução no tempo da filiação partidária. Sobre coligações, o juiz afirmou que não foram muitas as mudanças.

O palestrante orientou os interessados que acompanhem as sessões e publicações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para informações atuais referentes aos órgãos provisórios de partidos políticos não municipais.

Conclusões

O deputado Léo Moraes disse que o evento integra a população, pré-candidatos, dirigentes partidários, e interage sobre as normas. Em seguida, foi aberto espaço para questionamentos.

Registro

Durante a audiência pública na ALE, os advogados Manoel Veríssimo Ferreira Neto e Demétrio Laino Justo Filho, fizeram a entrega de um livreto intitulado Calendário Eleitoral das eleições de 2016.

A mesa diretora dos trabalhos ficou assim composta: deputado Léo Moraes, que presidiu os trabalhos; deputado Jesuíno Boabaid; juiz eleitoral Juacy dos Santos Loura Junior do TRE/RO; juíza eleitoral Andréa Nogueira do TRE/RO: advogado Jamison de Jesus Nascimento, representando a seccional da OAB-RO; advogado Manoel Veríssimo Ferreira Neto, presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia; e o advogado e palestrante Anderson Oliveira Alarcon.

Histórico dos principais palestrantes

– Anderson Oliveira Alarcon: advogado, pós-graduado em Direito Público, especialista em Direito Eleitoral pela Universidade Nacional Autônoma do México. Foi analista judiciário federal da Justiça Eleitoral e conciliador judicial do Tribunal de Justiça do Paraná.

– Manoel Veríssimo Ferreira Neto: advogado, membro da Comissão Especial Nacional da OAB de Cooperativismos de Crédito, e diretor legislativo da Assembleia Legislativa de Rondônia, no período de 2011-2012. Presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia-Idero.

Juacy dos Santos Loura Junior: advogado, juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, especialista em Direito e Processo Eleitoral pelo Instituto João Neorico de Ensino.

Paulo Ayres e Juliana Martins

Fotos Ana Céliae José Hildes Decom ALE

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos gente preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para tratar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexo. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também