Na terça-feira (16), a deputada estadual Cláudia de Jesus utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) para relatar os resultados da audiência pública realizada em Ji-Paraná na última sexta-feira (12). O objetivo do encontro foi promover um debate político e sensibilizar a população sobre a necessidade de construção de um hospital regional na região, a segunda maior de Rondônia, com aproximadamente 500 mil habitantes.
Cláudia de Jesus, que é presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Alero, ressaltou a importância de ampliar o acesso à saúde e descentralizar os serviços no estado. Durante a audiência, a parlamentar destacou a participação expressiva da população, deputados estaduais, três deputados federais, sindicatos e outras organizações políticas. Salientou que o projeto para a construção do hospital é uma iniciativa da Assembleia Legislativa como um todo, e não apenas dela.
No entanto, a deputada lamentou a ausência de apoio dos representantes dos conselhos municipal e estadual, que não se engajaram na causa. Ela ressaltou que sua equipe recebe diariamente ligações e demandas relacionadas à área, e que essa responsabilidade não é apenas do poder legislativo, mas sim de todos os envolvidos.
Durante sua fala, Cláudia de Jesus citou a opinião do defensor público João Verde, que defende a necessidade de uma gestão eficiente para a construção de hospitais, uma vez que o Estado arca com altos custos para transportar doentes até Porto Velho e enfrenta ações judiciais para custear cirurgias e procedimentos médicos.
No que diz respeito aos encaminhamentos da audiência pública, a deputada informou que a prefeitura disponibilizou um terreno para a construção do hospital regional. Além disso, os parlamentares se comprometeram a destinar emendas parlamentares para o projeto, e o governo do estado assumiu o compromisso de realizar um estudo técnico para definir, em 90 dias, o modelo de hospital adequado para a região, bem como a quantidade de leitos necessários.
Cláudia de Jesus ressaltou a importância do planejamento e deixou claro que a pauta da construção do hospital regional é uma questão de extrema responsabilidade. “Tenho consciência da grande responsabilidade que carrego nessa pauta. Meu objetivo é defender a vida, buscando garantir que as pessoas não sofram tanto em momentos em que necessitam de acolhimento e políticas públicas do estado”, afirmou a deputada, reforçando seu compromisso inabalável com o bem-estar da população.
Ao final de seu discurso, a deputada agradeceu a todos que estiveram presentes e apoiaram a causa durante a audiência pública. Também parabenizou a equipe do Sintero, os servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Militar, além de autoridades policias, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, organizações públicas e privadas e toda sociedade que compareceu em massa.
Texto: Cristiane Abreu / Assessoria parlamentar.
Fotos: Antônio Lucas I Secom ALE/RO