Produtores rurais no município de Candeias do Jamari-RO receberam informações sobre acesso aos créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), especificamente Pronaf B. A iniciativa foi promovida pelo Banco da Amazônia, do Governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), entidade autárquica de assistência técnica e extensão rural do estado de Rondônia (EMATER) e prefeitura do município. A ação foi realizada na residência do produtor rural, Adelmo Lima Leite.
De acordo com o superintendente regional do Banco da Amazônia, Diego Brito Campos, esta ação é importante, porque o Banco atravessa as fronteiras da cidade para chegar aos produtores rurais. “Eles são a razão para o Banco continuar funcionando. O rural movimenta o Banco e a cidade”, informou.
O gerente do escritório regional da Emater, Hilton Uchoa, também falou sobre a importância da aproximação entre o rural e urbano. “A Emater é a casa do produtor e só existe porque eles existem”.
Durante a reunião, os microprodutores rurais tiraram dúvidas sobre a linha Pronaf B e conheceram sobre o Basa Digital, plataforma criada pelo Basa para alcançar o maior número de produtores e agilizar a concessão de crédito, uma solução composta por aplicativo e portal web.
De acordo com o superintendente Diego Campos, o Basa Digital traz agilidade ao produtor, desde a origem do cadastro até a emissão de cédula para liberação dos valores financiados. “Assim, reduz o tempo de contratação de meses para estimados dois dias e utilizando a interferência mínima das agências. Tudo isso para aproximar o Banco do produtor rural”, ressaltou Diego.
ALERTARONDONIA