A assistente Social Micheli Toledo, do Hemocentro de Vilhena esteve em Cabixi no aniversário da cidade sábado 6 para participar de uma campanha voluntária de coleta de doadores de sangue e médula ossea. Ela veio a convite da Prefeitura Municipal através do Secretário Municipal Edson Lima do Nascimento Filho, o Edinho.
Até as 10h da manhã de hoje mais de 100 pessoas passaram pelo Posto de coleta improvisado que foi o auditório municipal anexo ao prédio da Prefeitura Municipal. O Prefeito Silvênio de Almeida, o Secretário de Saúde Edinho o vereador Edegar Zolinger e o chefe de gabinete estiveram no local e conversaram com as atendentes.
Segundo informações da Assistente Micheli é coletado 5 ml de sangue de cada voluntários, homem ou mulher. O nome das pessoas foram cadastrados e enviados on line para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea “Redome” em Porto Velho, esses dados fica a disposição para todo o país e são mantidos até o voluntário completar 55 anos. Micheli acrescentou que a possibilidade de achar um soro positivo é de um em cada 100 mil doadores.
A campanha de Coleta de sangue e médula óssea se deu devido ao problema de saúde do jovem de 15 anos de Cabixi Antony Maycon, que precisou e já conseguiu um doador.
Quem Pode doar?
Pessoa com saúde em bom estado, entre 15 a 55 anos. É bom lembrar que:
Diabéticos podem doar;
Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
Pessoas qeu tem pressão alta podem doar;
Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite “A” que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso minimo?
Pessoas que tem tatuagem pode doar.
Texto e fotos Luiz Lobato