Na última semana, a convite do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), a secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, diretora de educação da Seduc, Irany de Oliveira, secretários municipais de Cacoal, Pimenta Bueno, Ji Paraná, Vale do Paraíso e Santa Luzia, além do vice-prefeito de Santa Luzia Cleiton da Silva, e um representante do Tribunal de Contas, participaram da 48ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral, no Ceará”. A caravana liderada pelo parlamentar foi recepcionada pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, que apresentou o funcionamento do processo ensino aprendizagem do município.
A iniciativa faz parte do esforço do deputado Cirone Deiró, que tem trabalhado para melhorar a qualidade da educação no estado de Rondônia. O parlamentar informou que fez a mobilização dos municípios rondonienses para participarem do evento por meio da presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime), secretária Lene Umbelina. Durante o evento, foram apresentados diversos temas relacionados à educação, como estratégias de ensino, inovações pedagógicas e políticas públicas voltadas para melhorar os índices educacionais.
Os representantes rondonienses participaram de palestras e atividades para entender o funcionamento do sistema educacional de Sobral, que obteve destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma das palestras, ministrada pelo diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, destacou a importância da formação continuada dos profissionais da educação e o papel da Esfapege na formação desses educadores.
A visita à Esfapege e à Casa da Avaliação Externa proporcionou à comitiva a oportunidade de conhecer em detalhes a metodologia utilizada em Sobral para formar e capacitar os profissionais da educação, além de entender como são realizados os diagnósticos semestrais do desempenho dos alunos, que abrangem desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os integrantes da caravana também visitaram o Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar e as escolas Padre Osvaldo Carneiro Chaves, José da Matta e Silva, e Maria Dias Ibiapina, onde puderam observar de perto como é aplicado o modelo educacional de Sobral. A visita ao Museu de Ciências de Sobral permitiu aos participantes entender como a educação está integrada a cultura e a ciência no município.
Experiência enriquecedora
Na avaliação da secretária e presidente da Undime, Lene Umbelina, o convite do deputado Cirone Deiró permitiu que gestores municipais conhecessem de perto uma experiência educacional que tem sido destaque em todos os índices de avaliações de aprendizagem. Segundo ela, o seminário foi uma excelente oportunidade para compartilhar experiências, conhecimentos e ideias sobre como melhorar a educação nos municípios rondonienses.
A presidente da Undime lembrou que a cidade de Sobral tem sido referência na área e, por isso, foi muito gratificante aprender com as ações implementadas no local e que eventos como esse são fundamentais para estimular a troca de informações e aprendizados entre diferentes regiões. “Dessa forma, podemos avançar juntos em busca de uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente e transformadora. Agradeço ao deputado Cirone Deiró pelo convite e pela iniciativa de promover esse encontro, que com certeza deixou um legado positivo para todos nós”, reconheceu a presidente da Undime.
Segundo o vice-prefeito do município de Santa Luzia, Cleiton da Silva, que integrou a comitiva dos representantes de Rondônia, o seminário foi uma oportunidade ímpar para conhecer as estratégias e abordagens inovadoras que tornaram Sobral um modelo de sucesso na área da educação. “Essa experiência nos ajudará a avançar em relação as melhorias necessárias em nosso sistema educacional, para que possamos transformar a educação em nosso município e garantir um futuro brilhante para nossas crianças”, declarou.
Referência para municípios rondonienses
Conhecedor dos resultados obtidos em Sobral, o deputado estadual Cirone Deiró quer motivar os secretários municipais e prefeitos a adotar o modelo educacional do município cearense, para impulsionar mudanças na educação de Rondônia. O parlamentar acredita que a experiência exitosa da educação do município de Sobral poderá contribuir com o aprimoramento dos processos de ensino, além de garantir uma formação de qualidade para os profissionais da educação e promover a valorização da cultura e ciência no estado. A intenção, segundo Cirone, é melhorar significativamente a qualidade da educação em Rondônia, trazendo para o estado as melhores práticas e estratégias que contribuíram para o sucesso do modelo educacional de Sobral, no Estado do Ceará.
Texto: Edna Okabayashi/Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria parlamentar