A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), que cumpre agenda oficial em Brasília (DF), esteve na segunda-feira, 10, em audiência no Ministério da Saúde para apresentar demandas de Rondônia. Uma delas é a necessidade de mais investimentos do governo federal nos programas desenvolvidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado para melhor atender à população.
A parlamentar mencionou ao ministério do governo Lula, que é insuficiente os recursos enviados pela união para o estado com o objetivo de fazer o enfrentamento das filas para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. Ela destacou que é preciso regionalizar a saúde.
“Ji-Paraná é a segunda cidade, com uma população acima de 180 mil habitantes. Possui apenas um hospital municipal com uma estrutura física, técnica e de pessoal que não consegue atender todos os procedimentos médicos hospitalares diariamente de uma região com 16 cidades vizinhas”, disse.
Cláudia de Jesus também solicitou a retomada e ampliação das cirurgias de transplantes renais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho como também a devida contratação de mão de obra especializada para atender os pacientes. A deputada convidou integrantes do Ministério da Saúde para participar da audiência pública que será realizada no dia 5 de maio de 2023, pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, sobre a urgência da construção de um hospital em Ji-Paraná.
Texto: Francisco Costa/Assessoria parlamentar
Foto: Patrícia Abreu/Assessoria parlamentar