O Programa Social de Formação, Qualificação e Qualificação Profissional dos Condutores de Veículos Automotores será coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran AC), com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Durante a apresentação do projeto, a presidente do Detran AC, Taynara Martins, falou sobre sua importância.
“Não estamos apenas entregando 2.001 CNHs para pessoas de baixa renda, mas estamos investindo na geração de empregos. Hoje a maioria dos jovens não tem a oportunidade de trabalhar no primeiro emprego porque não tem CNH”, disse.
CNH gratuita
Os aprovados ficarão isentos do pagamento das despesas e taxas envolvidas no processo de responsabilidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não haverá custo para fazer o curso teórico da legislação de trânsito, aulas práticas de direção e nem testes práticos (até três repetições).
O Detran fará parceria com centros de treinamento para motoristas, clínicas e outras instituições para viabilizar todas as etapas de treinamento. O programa CNH Social também existe em outros 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Quem pode se candidatar à CNH Social?
Para concorrer às vagas, o cidadão deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, estar matriculado no Cadastro Único e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Existem três modalidades de participação:
- Aluno: estudantes de 18 e 25 anos que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino;
- Rural: moradores rurais com cadastro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
- Urbano: moradores da área urbana com matrícula no cadúnico..
Vale ressaltar que 5% do total de vagas oferecidas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD)
-NBNEWS