No último mês, o tema “optometria” foi assunto de audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia presidida pelo deputado Alan Queiroz. Representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), esteve o conselheiro Dr. Rodrigo Pascoal, que também é Membro da Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Vice-Presidente da Associação Médica de Rondônia (AMB-RO).
No que envolveu os assuntos debatidos na audiência pública, o médico falou a respeito do papel do médico oftalmologista responsável por estudar, diagnosticar e tratar as disfunções do sistema visual, preservando e assegurando, dentro das possibilidades existentes, a melhor visão aos pacientes, atuando de forma primária na prevenção de doenças, no tratamento e na cura de enfermidades oftalmológicas e na preservação e melhoria da qualidade de vida. “Em relação a legislação, os decretos em vigor reconhecidos pelo próprio STF são claros e pontuais quanto à atividade e ao exercício legal da medicina (LEI Nº 12.842, DE 10 DE JULHO DE 2013). O funcionamento ocular é complexo, a visão é um dos mais importantes sentidos do corpo humano, as consultas primárias previnem e detectam precocemente inúmeros males relacionado a esse órgão, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças, às vezes silenciosas, que causam a perda visual, que causam a cegueira temporária ou ainda a cegueira irreversível. A formação médica requer 06 anos de graduação para o título de generalista, para o título de especialista são mais três anos de formação, alcançado os nove anos de formação do médico oftalmologista, temos as subespecialidades que duram em média mais três anos de formação, totalizando 12 anos de graduação, formação, preparo e estudos para realizar diagnósticos, condutas médicas e tratamentos oftalmológicos com embasado conhecimento e assertividade”, ressaltou.
O Cremero foi fundado em 1963, com o objetivo de promover o perfeito desempenho ético e moral da medicina e é responsável por habilitar o médico a exercer seu trabalho e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente à sua profissão.
Por: Assessoria de Imprensa – Cremero