spot_img

Cultura Viva: 3º Festival Cultural ‘Reconstruindo o Quilombo’ acontece este mês em Pimenteiras do Oeste  


O evento acontece de 17 a 21 de setembro, na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, com programação gratuita e acessível, incluindo oficinas, apresentações artísticas e exposições

Com o objetivo de celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira quilombola, será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro de 2025 o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo, na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO).

O evento é promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) e chega à sua terceira edição com uma programação gratuita, diversa e aberta a toda a população.

Segundo a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, a programação inclui duas oficinas culturais, uma de fotografia e outra de artesanato com palha de buriti, ambas com 20 vagas, além de apresentações musicais e de danças afro-brasileiras, exposição fotográfica, mostra literária sobre cultura afro-brasileira, roda de conversa com sociólogo sobre valorização cultural, exibição de documentário e desfile de moda afro-brasileira. Toda a programação terá classificação livre e interpretação em Libras, reforçando o compromisso do festival com a acessibilidade cultural.

“O festival é uma oportunidade de celebrar e preservar as tradições da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, reconhecendo sua importância para a identidade cultural de Rondônia. Cada atividade do festival foi pensada para dar visibilidade à memória e ao legado da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, um dos pilares da cultura afro-brasileira em Rondônia”, destacou Andréia Machado.

O projeto do 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo foi contemplado no Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, Lei Paulo Gustavo.

“Convidamos toda a população a participar do 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo. Será um momento de celebração, aprendizado e valorização da identidade quilombola, com uma programação gratuita e acessível para todas as idades”, convidou Andréia Machado.

Reafirmando-se como espaço de memória e celebração da identidade quilombola, o festival fortalece a preservação cultural e promove a valorização das tradições afro-brasileiras em Rondônia.

Texto e fotos: Assessoria

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância. 10 Setembro 2025  A Prefeitura de Machadinho do Oeste já conta com um importante...

Luizinho Goebel presta homenagem a Pedro Simon durante sessão da CCJR em Vilhena

Em 1978, Simon assumiu seu primeiro mandato como senador, cargo que ocupou por quatro mandatos ao longo de 32 anos. 09 Setembro 2025 Durante a sessão...

Deputado Ezequiel Neiva anuncia liberação de R$ 610 mil para aquisição de micro-ônibus da saúde em Cabixi

O recurso já está na conta do Fundo Municipal de Saúde para a aquisição do veículo. 09 Setembro 2025 O deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) anunciou...