spot_img

Deputado Affonso Cândido apresentará projeto que torna RRSI permanente em Ji-Paraná

Encontro ocorreu com representantes da CDL e da Acijip.

Projeto de Lei pretende instituir Ji-Paraná como sede permanente e intransferível da RRSI (Foto: Bruno Perazzoli / Assessoria parlamentar)

Um projeto de lei que estabelece o município de Ji-Paraná como sede permanente e intransferível da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) será apresentado na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). O PL também institui a feira do agronegócio como patrimônio cultural e imaterial estadual. A afirmação foi feita pelo deputado Affonso Cândido (PL) durante reunião, nesta segunda-feira (3), com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial (Acijip) de Ji-Paraná. O encontro foi marcado após declarações de que a RRSI poderia ser transferida para Porto Velho.

 

“Não há motivo algum para a mudança. Estive com o governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), e ele me garantiu que a Rondônia Rural Show Internacional fica em Ji-Paraná. Todas as declarações sobre uma possível mudança, são meras especulações. Mas para fortalecer essa posição, vou apresentar um projeto de lei para confirmar essa posição”, garantiu o parlamentar.

 

De acordo com Affonso Cândido, RRSI, criada em 2012, tem registrado um crescimento consistente, expandindo as atividades e se consolidando como um ponto de referência para o agronegócio brasileiro. Segundo ele, em 2014, o evento obteve a internacionalização, com a participação de embaixadas e câmaras de comércio de diversos países, ampliando o alcance e a representatividade internacional.

 

Na edição de 2024, quebrou recordes e tornando-se a maior feira do agronegócio da região Norte do Brasil. Com um impressionante volume de negócios de R$ 4,4 bilhões e a presença de 276 mil visitantes, o evento destacou a força do agronegócio rondoniense, oferecendo um ambiente para a realização de negócios, e a aquisição de tecnologias sustentáveis e equipamentos.

 

Ao ser apresentado na Alero, segundo Affonso Cândido, o projeto de lei será subscrito pelos deputados estaduais de Ji-Paraná, dentre eles: Cláudia Jesus (PT), Nim Barroso e Laerte Gomes, ambos do PSD. “Precisamos de união para fortalecer a RRSI, por isso, vamos precisar do apoio dos nossos deputados”, admitiu.

 

Da reunião na sede da CDL, participaram os presidentes Elias Pereira (CDL), Liomar Carvalho (Acjip) e a deputada Cláudia de Jesus, e diretores das duas entidades.

 

Texto: Jairo Ardull / Assessoria parlamentar

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Emenda de Ezequiel Neiva fortalece saúde pública de Machadinho do Oeste

Recurso já está na conta da prefeitura municipal para compra de ambulância. 10 Setembro 2025  A Prefeitura de Machadinho do Oeste já conta com um importante...

Luizinho Goebel presta homenagem a Pedro Simon durante sessão da CCJR em Vilhena

Em 1978, Simon assumiu seu primeiro mandato como senador, cargo que ocupou por quatro mandatos ao longo de 32 anos. 09 Setembro 2025 Durante a sessão...

Deputado Ezequiel Neiva anuncia liberação de R$ 610 mil para aquisição de micro-ônibus da saúde em Cabixi

O recurso já está na conta do Fundo Municipal de Saúde para a aquisição do veículo. 09 Setembro 2025 O deputado Ezequiel Neiva (União Brasil) anunciou...