Presidente da Comissão de Segurança Pública e vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) organizou uma reunião com a sociedade civil de Ariquemes, para tratar sobre a mobilidade urbana no município, especialmente durante a realização da 38ª Expoari que acontece entre os dias 29 de julho e 06 de agosto, no Parque de Exposições da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA).
A tradicional festa movimenta não só Ariquemes, mas toda a região, e o deputado se mostra preocupado com relação a questão da mobilidade urbana. Por conta disso, faltando pouco mais de um mês para o início do evento, Camargo quis ouvir os representantes das associações, da guarda-municipal, executivo municipal, motoristas de aplicativos, taxistas, mototaxistas, representantes da Associação Comercial de Ariquemes, Procon e representantes da Apa, para que se tenha um diagnóstico da situação em que se encontra a questão da mobilidade, bem como os preparativos de todos os setores para a Expoari.
De acordo com Camargo, Ariquemes é uma das cidades que mais cresce no estado de Rondônia e o Norte do país e isso proporciona também alguns problemas com relação ao transporte de passageiros, estacionamento, disputa de mercado, requer acessos especiais para Pessoas com Deficiência (PcD) e uma atenção especial no que diz respeito ao trânsito, para que se evite acidentes e preserve vidas.
Camargo fez questão de reunir essas lideranças para que juntos possam elaborar um projeto de mobilidade que possa ser utilizado não somente durante a exposição, mas que seja implantado por parte do executivo municipal no dia a dia do município. O deputado destacou que um dos maiores problemas da saúde pública de Rondônia diz respeito a acidentes de trânsito e que esse é o principal motivo para as superlotações dos hospitais. O deputado entende que com um projeto de mobilidade, educação no trânsito e consciência de motoristas e pedestres esses números serão reduzidos, melhorando a qualidade de vida da população.
Na reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), o deputado ouviu as sugestões de cada setor, as demandas para tornar o trânsito mais humanizado e a expectativa de todos com relação à 38ª Expoari, que deve movimentar milhares de pessoas de toda Rondônia e estados vizinhos. Foi debatida ainda, uma forma legal de atuação do trabalho dos motoristas de veículos de aplicativos, para que a população seja bem atendida e todos possam trabalhar mais tranquilos, especialmente sem prejuízo ao consumidor com relação à prestação de serviços e preços.
Durante a reunião o secretário Municipal de trânsito e Segurança Pública Rodrigo Pedrotti informou que a administração municipal já está elaborando uma lei específica que regulamenta a atuação dos veículos de aplicativos e que em breve deve ser enviada à Câmara de Vereadores onde será debatida entre os parlamentares, com os motoristas interessados e com a comunidade em geral.
Para o deputado Delegado Rodrigo Camargo a reunião foi de extrema relevância e de uma importância fundamental para que se consiga um trânsito mais seguro e a implementação de programas de mobilidade e tranquilidade para todos.
Uma nova rodada de conversa para ajustes finais com relação ao transporte e a mobilidade urbana durante a 38 ª Expoari está marcada para acontecer nas semanas que antecedem a exposição, quando será extraído um organograma do trânsito nas proximidades do parque, acessibilidade e uma base de preços a serem praticados, para que o consumidor não seja prejudicado em função da demanda nos horários de entrada e saída do evento.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna / Assessoria parlamentar
Fotos: Cleiton Sobral / Assessoria parlamentar