O deputado estadual rondoniense Delegado Camargo (Republicanos) foi escolhido e nomeado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), secretário na comissão Nacional de Defesa das Pessoas com Deficiência. A nomeação foi aprovada e confirmada em reunião da diretoria executiva, ocorrida no dia 16 de fevereiro, na sede da Unale, em Brasília e já reflete a atuação do deputado na defesa das famílias atípicas na Assembleia de Rondônia.
Desde que assumiu o mandato no mês de fevereiro deste ano, o deputado Delegado Camargo se colocou à disposição dos familiares atípicos, para juntos trabalharem garantia de direitos das pessoas com deficiência. Várias reuniões já foram realizadas e um projeto de lei que atende essas famílias está sendo elaborado, devendo ser apresentado nas próximas sessões.
Dentre os trabalhos que irá executar na nova função junto ao colegiado dos legislativos estaduais, o Delegado Camargo terá como incumbência a elaboração de propostas a elaboração e apresentação aos demais órgãos da Unale propostas sobre os assuntos de interesse da pessoa com deficiência, propor e ajudar na organização de eventos relacionados à causa PcD, acompanhar projetos específicos sobre assuntos de interesse em todos os Legislativos Estaduais e Distrital, contribuir para estreitar os vínculos entre os parlamentares especialistas técnicos do respectivo tema de atuação da comissão ou entre parlamentares que integram, em seus parlamentos, comissões de temática similares.
Isso significa dizer que a criação de políticas públicas que atendam pessoas com deficiências criadas pelo deputado no estado de Rondônia poderá ser implementada em todos os estados brasileiros, pois, segundo o deputado, a causa é a mesma e em cada unidade da federação os objetivos a serem buscados surtirão efeitos que ajudarão todas as famílias dos estados que se dispuserem a observá-las.
“É com surpresa e grande satisfação que recebemos essa responsabilidade de, junto com parlamentares estaduais do Brasil inteiro, participar de uma comissão de trabalho tão importante. A causa PcD faz parte da nossa vida e é um compromisso de trabalho do meu mandato. Já estamos trabalhando forte em Rondônia para garantir os direitos e os benefícios para todos os rondonienses com necessidades especiais e, nessa comissão, poderemos estender essa luta e atuação para os demais estados por meio da Unale”, disse o deputado.
Ao receber a convocação, o deputado agradeceu à presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (BA) pela nomeação e destacou que não lhe faltará empenho e dedicação para que as causas PcDs sejam ecoadas nos quatro cantos do Brasil. “Vamos à luta. Sabemos das dificuldades que as famílias atípicas enfrentam para conseguirem manter o mínimo de dignidade à pessoa com deficiência e estamos prontos para ajudar. Vamos discutir com todos os parlamentos estaduais e distrital do Brasil ações que garantam os direitos desses cidadãos, que como qualquer outro, precisa de atenção, respeito e cidadania”, concluiu o deputado.
As reuniões das comissões Unale serão realizadas de forma presencial ou virtualmente, de acordo com a convocação da diretoria ou conforme a demanda de matérias a serem discutidas.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna/Assessoria parlamentar
Foto: Divulgação