spot_img

Deputado Ezequiel Neiva solicita médico legista para atender Nova Mamoré, Guajará-Mirim e a Ponta do Abunã

Corpos são trazidos para Porto Velho para exames de necrópsia.

Também participaram da audiência os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré (Foto: Nilson Nascimento )

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) se reuniu nesta terça-feira (14) com o secretário de Segurança do Estado, coronel Vital, para tratar a falta de médico legista nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e na região da Ponta do Abunã, que abrange os distritos de Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, pertencentes a Porto Velho. Também participaram da audiência os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré, respectivamente.

 

Durante a reunião, Ezequiel Neiva destacou que a ausência de médico legista tem causado graves transtornos e constrangimentos a famílias que perdem seus entes queridos. “Os corpos precisam ser levados até o IML de Porto Velho para a realização da necropsia, e só depois retornam ao município para o velório e o sepultamento. As famílias já enfrentam o sofrimento da perda e ainda precisam aguardar de três a quatro dias para sepultar seus familiares. Isso é inadmissível”, afirmou o parlamentar.

 

O deputado lembrou ainda que os municípios e distritos afectados reúnem cerca de 100 mil habitantes, o que reforça a urgência da procura. Os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso contaram que, recentemente, uma mulher vítima de acidente de moto teve o sepultamento adiado por três dias devido à falta de médico legista na região, situação que vem se repetindo com frequência.

 

Coronel Vital soube do problema e informou que o Governo do Estado está trabalhando para resolver a situação (Foto: Nilson Nascimento)

 

O coronel Vital descobriu o problema e informou que o governo do estado está trabalhando para resolver a situação. Ele explicou que o médico legista que atuou na região aposentou-se recentemente, deixando uma lacuna no atendimento pericial.

 

Projeto de Lei

 

O deputado Ezequiel Neiva sugeriu ao secretário que o Governo encaminhe à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permita o credenciamento de médicos locais de Nova Mamoré e Guajará-Mirim para a realização de laudos necroscópicos.

 

O coronel Vital garantiu que está ciente da demanda e empenhado em buscar uma solução definitiva para o problema.

Texto e fotos: Nilson Nascimento

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ezequiel Neiva acompanha obras de pavimentação e entrega de ônibus escolares em Cerejeiras

Ações visam garantir uma melhor qualidade de vida à população do município. No último final de semana, o deputado estadual Ezequiel Neiva realizou uma vistoria...

Natura e Siemens lançam projeto pioneiro de Indústria 4.0 na Amazônia

Com a digitalização da produção, iniciativa eleva a produtividade de agroindústrias e amplia oportunidades de geração de renda na região A Natura e a Siemens...

🚧 Cuidado cada vez mais da estradas em Nova Mamoré ✨

✅ Com o investimento de R$ 2 milhões em tubos PEAD, estamos eliminando mais de 100 pontes velhas de madeira nas regiões dos distritos...