spot_img

Deputado Ezequiel Neiva solicita médico legista para atender Nova Mamoré, Guajará-Mirim e a Ponta do Abunã

Corpos são trazidos para Porto Velho para exames de necrópsia.

Também participaram da audiência os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré (Foto: Nilson Nascimento )

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) se reuniu nesta terça-feira (14) com o secretário de Segurança do Estado, coronel Vital, para tratar a falta de médico legista nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e na região da Ponta do Abunã, que abrange os distritos de Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, pertencentes a Porto Velho. Também participaram da audiência os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré, respectivamente.

 

Durante a reunião, Ezequiel Neiva destacou que a ausência de médico legista tem causado graves transtornos e constrangimentos a famílias que perdem seus entes queridos. “Os corpos precisam ser levados até o IML de Porto Velho para a realização da necropsia, e só depois retornam ao município para o velório e o sepultamento. As famílias já enfrentam o sofrimento da perda e ainda precisam aguardar de três a quatro dias para sepultar seus familiares. Isso é inadmissível”, afirmou o parlamentar.

 

O deputado lembrou ainda que os municípios e distritos afectados reúnem cerca de 100 mil habitantes, o que reforça a urgência da procura. Os vereadores Adalto Ferreira e Toninho Barroso contaram que, recentemente, uma mulher vítima de acidente de moto teve o sepultamento adiado por três dias devido à falta de médico legista na região, situação que vem se repetindo com frequência.

 

Coronel Vital soube do problema e informou que o Governo do Estado está trabalhando para resolver a situação (Foto: Nilson Nascimento)

 

O coronel Vital descobriu o problema e informou que o governo do estado está trabalhando para resolver a situação. Ele explicou que o médico legista que atuou na região aposentou-se recentemente, deixando uma lacuna no atendimento pericial.

 

Projeto de Lei

 

O deputado Ezequiel Neiva sugeriu ao secretário que o Governo encaminhe à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permita o credenciamento de médicos locais de Nova Mamoré e Guajará-Mirim para a realização de laudos necroscópicos.

 

O coronel Vital garantiu que está ciente da demanda e empenhado em buscar uma solução definitiva para o problema.

Texto e fotos: Nilson Nascimento

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Ezequiel Neiva fortalece agricultura familiar com distribuição de calcário no distrito do 5º BEC, em Machadinho do Oeste

Produtores do Travessão União destacam apoio do deputado Ezequiel Neiva e comemoram resultados na lavoura. A agricultura familiar no distrito do 5º BEC tem colhido...

Detran-RO reforça importância de respeitar a legislação de trânsito em casos de travessia em faixas de pedestres

Com base no tema da campanha promovida nacionalmente neste ano “Desacelere, seu bem maior é a vida”, que busca a conscientização da sociedade para...

Escola Cláudio Manoel da Costa, em Cacoal, será reformada com recursos de Ezequiel Neiva

Antiga estrutura da escola dará lugar a um ambiente renovado. A Escola Municipal de Tempo Integral de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cláudio Manoel da...